Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Goodyear testa pneus que reduzem distância de frenagem em 30%
Sensores instalados no pneu medem desgaste, carga, pressão e temperatura, bem como as condições da pista

Engenharia | 24/03/2020 | 15h15

Goodyear testa pneus que reduzem distância de frenagem em 30%

Dotados de sensores, eles podem armazenar e enviar diferentes dados à eletrônica do veículo

REDAÇÃO AB

A Goodyear vem testando pneus dotados de novos sensores e por isso capazes de reduzir a distância de frenagem em 30%. As avaliações já somam 3 milhões de quilômetros em estradas. Esses sensores podem enviar vários dados ao veículo e informar a melhor maneira de dirigir com segurança a cada momento.

A fabricante de pneus acredita que esse recurso é um grande passo, sobretudo para veículos autônomos, especialmente quando se considera a importância do pneu na segurança. Essa nova interface com a eletrônica embarcada dos veículos tem grande potencial de redução de acidentes.

Os pneus inteligentes medem em tempo real o desgaste, carga, pressão e temperatura, bem como as condições da superfície da estrada, permitindo que o veículo se ajuste e encontre uma resposta a esses dados para otimizar seu desempenho.

"Pense em um motorista numa estrada escorregadia e sinuosa, com temperaturas baixas. Ele diminui a velocidade, aciona os freios e evita movimentos bruscos no volante. Mas imagine o que acontece se ninguém estiver atrás do volante, como ocorre nos autônomos. O pneu é a única parte que entra em contato com a pista e por isso pode levar essas informações ao carro, melhorando a segurança”, recorda o diretor de tecnologia, Chris Helsel.

Embora ainda não estejam disponíveis, os pneus conectados passam por testes por montadoras e também por startups.



Tags: Goodyear, pneus, sensores, frenagem, veículos autônomos, Chris Helsel.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência