COVID-19
|
26/03/2020
|
19h03
#MovidosPeloBem: uma corrente para combater a pandemia de coronavírus
AB propõe movimento além dos negócios, para fomentar o compromisso das empresas com a manutenção dos empregos e apoio à população
REDAÇÃO AB
Apesar da essencial preocupação com a saúde dos negócios automotivos, Automotive Business entende que o aspecto mais desafiador da pandemia de coronavírus envolve o mais essencial aspecto humano: a saúde e o bem-estar das pessoas. Por isso, em uma indústria responsável por prover mobilidade, Automotive Business lança a campanha #MovidosPeloBem.
A ideia é fomentar e reconhecer o compromisso das empresas do setor com a sociedade e o combate à Covid-19 de forma mais ampla. Como disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina em entrevista ao Valor Econômico, o “momento é de doar, não de pedir”.
O PODER DE UMA INDÚSTRIA DE 704 MIL EMPREGOS |
A campanha pretende reforçar o engajamento das empresas, em primeiro lugar, com a preservação dos empregos e, portanto, com o bem-estar social de quem depende economicamente da cadeia automotiva e de mobilidade.
Segundo entidades representativas do segmento, esta cadeia de valor é responsável por pelo menos 704 mil empregos no Brasil – considerando 126 mil nas fabricantes de veículos, 250 mil na cadeia de fornecedores e autopeças e 328 mil nas concessionárias. A ameaça à estabilidade financeira destas famílias determina também um vasto efeito negativo na cadeia de consumo.
Diante disso, o empenho das organizações para preservar a força de trabalho pelo maior período possível é um enorme passo para proteger esta população e até mesmo se autopreservar, já que o enxugamento do número de empregos agora vai refletir em queda da demanda por veículos lá na frente, quando a implacável roda da economia girar no sentido errado.
A campanha #MovidosPeloBem também estimula o apoio a organizações responsáveis por enfrentar os maiores desafios dessa crise, como a garantia de tratamento a vítimas da doença ou a geração de renda e segurança às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
COMO CONTRIBUIR COM O MOVIMENTO? |
Para fazer parte desse movimento pelo bem-estar comum, basta que a organização ofereça qualquer tipo de apoio no combate à pandemia, além da busca essencial por proteger e garantir bem-estar aos seus trabalhadores. Automotive Business dará visibilidade a estas iniciativas na página especial que reúne toda a cobertura da Covid-19.
Às empresas, cabe ainda a tarefa de compartilhar suas ações nas redes sociais com a hashtag #MovidosPeloBem para que o movimento e as discussões em torno dele ganhem alcance.
Entre os bons exemplos de apoio imediato à sociedade estão a Volkswagen, que vai emprestar 100 veículos e doar 2 mil máscaras de proteção facial para o combate ao vírus, e a General Motors, que coordena uma força-tarefa para reparar aparelhos de respiração auxiliar em parceria com o Senai.
QUAIS ENTIDADES PRECISAM DE APOIO? |
Nos próximos dias Automotive Business também planeja incentivar doações a organizações comprometidas com a proteção dos elos mais fracos desta crise: as vítimas da doença e as pessoas em situação de vulnerabilidade social que têm dificuldade em obter renda no momento de quarentena.
Em breve vamos organizar uma lista destas entidades que merecem a contribuição das empresas e pessoas do setor. Para nos ajudar nesta missão, indique nos comentários desta notícia organizações que, no seu entender, devem receber o apoio da comunidade automotiva e de mobilidade. Unidos, os elos da cadeia de valor são capazes de seguir #MovidosPeloBem.
Tags: coronavírus, Covid-19, pandemia, indústria automotiva, setor automotivo, produção, emprego, #SetorAutomotivoContraCovid19.