Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Diversidade e o desafio da teoria à prática

AB | 30/03/2020 | 19h38

Diversidade e o desafio da teoria à prática

Primeiro encontro da Rede AB em 2020 debate a importância das diretrizes de governança para a inclusão

SUELI REIS, AB

Com o objetivo de reforçar os conceitos ligados a diversidade e a inclusão nas empresas e fornecer algumas ferramentas de como elas podem avançar da teoria para a prática, a Rede AB Diversidade realizou na segunda-feira, 30, o primeiro encontro de 2020 e recebeu mais de 60 líderes representantes de companhias relacionadas ao setor automotivo. Desta vez, o workshop aconteceu via plataforma online a fim de preservar a integridade e a saúde de todos os participantes durante a pandemia de coronavírus.


O consultor em diversidade Guilherme Bara, que também é o novo conselheiro para o tema em Automotive Business, conduziu o debate e enfatizou a importância das diretrizes e dos valores das companhias para uma inclusão mais efetiva e diversa. Ao longo de sua apresentação, ele demonstrou as diferentes formas de como adotar ações assertivas diante das mais variadas situações reais, ações que são baseadas em quatro pilares: governança, engajamento interno, protagonismo e desenvolvimento.

“Conversar sobre diversidade não é a conversa da guerra dos sexos - ou dos negros, ou das pessoas com deficiência - é uma conversa acerca da complementaridade porque inclusão é criar um ambiente para que as pessoas se sintam à vontade para ser quem elas realmente são”, pondera Guiherme Bara.



O consultor afirma que ao colocar o assunto da diversidade na mesa é importante estar claro qual o posicionamento institucional da empresa sobre o tema. Se ainda não há uma resposta clara sobre qual é a valorização que a companhia dá ao assunto é necessário resgatar os valores que a organização expressa ao se referir às pessoas que fazem ou vão fazer parte de seu quadro de funcionários: são essas diretrizes que vão ditar qual rumo tomar quando o assunto é inclusão.

“Valores corporativos sempre se sobrepõem às crenças individuais; haverá situações em que a melhor forma de decidir está sim na política interna, que valoriza o profissional, mas também no fato de não julgar com o olhar particular, é necessário evitar um raio-x automático ou levar a questão para o senso comum.”

Nos próximos encontros ao longo do ano, a Rede AB Diversidade quer ajudar as empresas a avançar com seus programas de ação e a fornecer as ferramentas necessárias para superar os desafios a fim de alcançar a maturidade em seus processos.



Tags: Rede AB Diversidade, diversidade, inclusão, governança, diretrizes, Guilherme Bara.

Comentários

  • LucasManteli

    OláSueli! Primeiramente, parabéns pela matéria! Gostaria de deixar aqui, como sugestão uma matéria com a temática "Inclusão LGBT na Indústria". Trabalho fazem sete anos em diferentes empresas metalúrgicas nacionais e multinacionais, e já vi diversos programas de inclusão muito interesssantes voltados à inclusão da mulher, do negro, e da pessoa com deficiência, porém, nunca encontrei em todos estes anos uma empresa com um programa efetivo de inclusão LGBT . Sou do meio LGBT , vice-coordenador do Coletivo - CLÃ, que trata da temática LGBT em minha cidade e, estando inserido nesse meio, percebo que a inclusão de LGBT's na indústria ainda é tratada como tabu, como se o lugar não fosse adequado para que estes indivíduos formem carreira. Este tipo de pensamento é arcaico e afasta muitos talentos que poderíamos agregar, deixo aqui minha sugestão e minha parabenização por colocar a inclusão como foco de sua publicação. Todo tipo de política inclusiva é essencial, parabéns!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência