Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Caio adota redução de jornada e salários e volta a trabalhar
Linha de montagem de carrocerias de ônibus da Caio em Botucatu (SP): produção volta com metade dos funcionários

COVID-19 | 02/04/2020 | 19h07

Caio adota redução de jornada e salários e volta a trabalhar

Metade dos funcionários vai atuar a cada dia, produção de ônibus recomeça segunda-feira

REDAÇÃO AB

Em assembleia na quarta-feira, 1º, os funcionários da encarroçadora de ônibus Caio aprovaram a proposta da empresa de reduzir em 50% a jornada de trabalho e em cerca de 20% os salários. Com isso, a produção de carrocerias na fábrica de Botucatu (SP) será retomada parcialmente na segunda-feira, 6, com metade da força de trabalho. A outra metade dos empregados vem no dia seguinte, e assim sucessivamente até que a situação se normalize com a redução dos efeitos da pandemia de coronavírus.




Pelo acordo, a Caio informou que em um mês de 20 dias úteis, por exemplo, metade dos empregados trabalha 10 dias e a outra metade os outros 10. Essa regra será aplicada para todos, da alta diretoria ao ajudante recém-contratado. A empresa vai pagar 100% do salário aos funcionários pelos dias efetivamente trabalhados e 60% nos dias em que ficam em casa. Com isso, calcula-se que o vencimento total no fim do mês seja de 80% do valor integral.

A linha de produção da Caio ficou quase toda paralisada esta semana. Apenas 200 pessoas entraram na fábrica para finalizar carrocerias que já estavam em processo para faturamento. Segundo a empresa, nesta sexta-feira, 3, uma equipe pequena irá organizar a planta e suprimentos para a retomada parcial da produção a partir da segunda-feira, 6.

A empresa informou que manterá afastados aprendizes, gestantes, mães em fase de amamentação e funcionários que pertencem a grupos de risco mais vulneráveis à Covid-19, como idosos e pessoas com doenças pré-existentes ou em tratamento.



Tags: Caio, ônibus, carrocerias, redução jornada de trabalho, redução salarial, fábrica, indústria, Botucatu, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência