Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo Cars vai acelerar desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma

Engenharia | 07/04/2020 | 16h00

Volvo Cars vai acelerar desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma

Montadora terá mais apoio da Zenuity para elaboração de software a ser aplicado em uma próxima geração de carros

REDAÇÃO AB

A Zenuity, empresa de desenvolvimento de softwares de condução assistida e autônoma da Volvo Cars, dividiu-se em dois braços para focar os esforços no desenvolvimento de novas formas de condução. Com a mudança, a Volvo pretende acelerar o desenvolvimento e comercialização dos softwares de condução autônoma.

A Zenuity é atualmente uma joint venture entre a Volvo Cars e Veoneer, que desenvolveu uma plataforma de software para assistências avançadas ao motorista e sistemas de condução autônoma, que agora passarão a acelerar a criação de tecnologias para o mercado automotivo.

Com a divisão, a parte da Zenuity que pertence à Volvo Cars vai se concentrar no desenvolvimento e comercialização de um software de condução autônoma sem supervisão. Ele será introduzido na próxima geração de carros desenvolvida sobre a plataforma modular SPA2 da Volvo, evolução da atual arquitetura SPA sobre a qual são montados os SUVs XC60 e XC90, a station wagon V60 e o sedã V60.

"A Volvo Cars está comprometida em introduzir uma unidade autônoma segura e sem supervisão nas rodovias em sua próxima geração de carros", afirma o CEO da Volvo Cars, Hakan Samuelsson.



"Permitir que a nova empresa se concentre totalmente nesse desenvolvimento nos ajudará a cumprir essa meta”, ressalta o executivo. A nova empresa permanecerá separada da Volvo Cars e executará os próprios canais de distribuição.

O outro braço da Zenuit, que será integrado à Veoneer (especializada em desenvolvimento de tecnologias automotivas), focará no desenvolvimento e comercialização de sistemas avançados de assistência ao motorista.

Segundo a Volvo, como parte do acordo, as operações da Zenuity e as pessoas sediadas em Gotemburgo (Suécia) e Xangai (China) serão transferidas para a nova empresa de propriedade da Volvo Cars. Já as operações e os profissionais sediados na Alemanha e nos Estados Unidos serão transferidos para a Veoneer.



Tags: Volvo, Zenuity, Veoneer, SPA2, XC60, XC90, V60, S60, Hakan Samuelsson.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência