Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Faturamento da indústria de autopeças cai 8,2% no primeiro bimestre

Balanço | 07/04/2020 | 17h50

Faturamento da indústria de autopeças cai 8,2% no primeiro bimestre

Desaquecimento no setor teve início antes mesmo de problemas decorrentes do coronavírus

MÁRIO CURCIO, AB

O faturamento da indústria de autopeças em fevereiro registrou discreta alta de 1,4% sobre janeiro, revelando dificuldades enfrentadas pelo setor antes mesmo da crise provocada pelo coronavírus. No acumulado do bimestre houve queda de 8,2%. Os números foram divulgados pelo Sindipeças, entidade que reúne fabricantes do setor.

A queda bimestral foi puxada pela retração de 10,4% nas vendas às montadoras e também decorre da retração no mercado externo. As exportações recuaram 11,3% na análise em reais e 22% em dólares.

O mercado de reposição cresceu no bimestre, mas apenas 2,9%. E a fatia do aftermarket no faturamento total das empresas é próxima a 15%, enquanto as montadoras respondem por cerca de 65% das vendas do setor.

CAPACIDADE INSTALADA E EMPREGOS


Fevereiro foi o segundo mês consecutivo em que a utilização da capacidade instalada na indústria de autopeças ficou em 69% e o terceiro em que permaneceu abaixo dos 70%.

O emprego nacional no setor de autopeças acumula queda de 6,1% no primeiro bimestre e mesmo a análise pelos últimos 12 meses mostra importante recuo de 5,3%.



- Faça aqui o download dos dados do Sindipeças
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Autopeças, Sindipeças, coronavírus, montadoras, exportações, reposição, capacidade instalada, emprego.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência