Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Nova Fiat Strada já tem versões e equipamentos definidos
A nova cara da Fiat Strada, agora com opção de cabine dupla com quatro portas

Lançamentos | 07/04/2020 | 20h38

Nova Fiat Strada já tem versões e equipamentos definidos

Segunda geração da picape compacta estreia cabine dupla de quatro portas e diversos itens de segurança e comodidade, mas só chegará às lojas no segundo semestre

DANIEL MESSEDER, MOTOR1.com

A nova Strada está pronta, era o lançamento mais importante e esperado da Fiat este ano, que deveria ser acompanhado de uma abrangente campanha de relançamento da marca no Brasil. A estreia da segunda geração da picape compacta, completamente remodelada e agora com opção inédita no segmento de cabine dupla de quatro portas, estava marcada para este começo de abril (o evento para a imprensa seria justamente nesta terça-feira, 7), mas a pandemia de Covid-19 atrasou a chegada às concessionárias para o segundo semestre. Em um pré-lançamento no início de março, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) apresentou a novidade para jornalistas especializados e revelou suas principais versões e pacotes de equipamentos.




Como as vendas do veículo foram adiadas para prazo que pode variar entre três e seis meses, a Fiat ainda não divulgou os preços oficiais, que até lá podem sofrer variações devido à alta do dólar e outras implicações de mercado. Pelo que o Motor1.com apurou com pessoas ligadas à montadora, a ideia é manter os valores da nova Strada em patamares próximos do atual – de R$ 65 mil a R$ 85 mil, lembrando que abaixo disso haverá a versão Working, ainda produzida sobre a antiga plataforma e carroceria.


A Fiat fez uma boa renovação no design da nova Strada, que só chega às lojas no segundo semestre

SEGMENTO IMPORTANTE PARA A FIAT



Já faz algum tempo que os hatches compactos deixaram de ser os carros mais importantes da Fiat no Brasil. Não concorda? Então faça o seguinte: some os números de vendas do Argo e do Mobi (132,4 mil emplacamentos em 2019), depois compare com a somatória das picapes Strada e Toro (141,7 mil). Surpreso?! Analisando por aí você já tem uma ideia da importância estratégica da nova geração da Strada para a Fiat. É a primeira grande mudança da picape compacta desde que ela foi lançada, lá em 1998, sobre a base do primeiro Palio.

Inspirada pelo sucesso da Toro (produzida sobre plataforma da Jeep), a nova Strada 2021 foi buscar referência no design da irmã maior (aproveitou até o nome das versões), e também na sua capacidade de roubar clientes de outros segmentos. É o que a Fiat espera da picape nesta nova fase – e claro, que o modelo continue a ser líder absoluto de seu segmento.



Com uma inédita cabine dupla de quatro portas e itens de comodidade e segurança até então não encontrados no segmento, a Strada foi projetada para conquistar quem hoje anda de hatches e sedãs compactos. Isso, claro, sem abrir mão dos antigos fãs. Para tanto, a marca manteve a suspensão traseira com eixo rígido e mola semi-elíptica (robusta e boa de carga) e também o conhecido motor 1.4 Fire (88 cv e 12,5 kgfm) nas versões de entrada – as mais caras trazem o 1.3 Firefly (109 cv e 14,2 kgfm) do Argo, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Mais que isso: seguirá em linha a Strada “velha” na versão Working, destinada principalmente às vendas diretas, até que a exigência do controle de estabilidade para todos os veículos vendidos no País entre em vigor, em janeiro de 2022.

Por falar em controle de estabilidade, ele agora é item de série na nova Strada, e vem acompanhado de um recurso de bloqueio eletrônico do diferencial, que substitui o antigo bloqueio mecânico Locker oferecido na antiga Adventure. Outra novidade fica por conta da direção elétrica, de série nas versões com motor 1.3 – as 1.4 seguem com o sistema hidráulico.


O acabamento da nova Strada continua simples, mas agora a picape tem a nova central multimídia da FCA com tela de 7”

Uma primazia fica por conta da nova central multimídia da FCA, com tela capacitiva de 7", que traz um recurso até então somente visto em carros mais caros: conexões Apple Carplay e Android Auto via Bluetooth, que elimina a necessidade de cabo. Na versão de topo Volcano, a nova Strada ainda vem de série com faróis de LED.

Em termos de capacidade de carga, são 650 kg para a cabine dupla e 720 kg para a cabine simples, com volume de 844 litros na primeira e 1.354 litros na segunda. Já o comprimento do caçamba é de 1,71 metro na simples e 1,17 m na dupla. Para ajudar no carregamento, a tampa ganhou amortecimento que reduz em 60% o esforço para abrir ou fechar. Por sua vez, a altura do solo é de elevados 23,2 cm, o que garante um ângulo de entrada de 23,2 graus e de saída de 28,4 graus no caso da cabine dupla.


A caçamba da Strada cabine dupla acomoda 844 litros e a capacidade de carga total ée de 650 kg. O espaço ficou maior para os passageiros que vão atrás.

VERSÕES, EQUIPAMENTOS E PREÇOS ESTIMADOS



Strada Endurance 1.4 (cabine simples e dupla) : controles eletrônicos de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, protetor de caçamba, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura e rodas de aço aro 15" com calotas. Preços estimados: R$ 65.000 (cab. simples) e R$ 70.000 (cab. dupla)


Opção de cabine simples da nova Strada tem mais espaço na caçamba: 1.354 litros e capacidade para levar até 720 kg

. • Strada Freedom 1.3 (cabine simples e dupla) : mesmo pacote da Endurance + direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rádio com porta USB frontal, rodas de liga aro 15", alça para o passageiro, display digital de 3,5" para o computador de bordo e sensor de pressão dos pneus. Preços estimados: R$ 75.000 (cab. simples) e R$ 85.000 (cab. dupla)

Strada Volcano 1.3 (cabine dupla) : mesmo pacote da Freedom + vidros elétricos traseiros, faróis de LED, bancos com revestimento misto de tecido e couro, central multimídia com tela de 7", duas entradas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio e rodas de liga-leve aro 15" com pneus de uso misto. Preço estimado: R$ 85.000


A desenho dianteiro da nova Strada lembra os outros carros da marca, mas traz pela primeira vez a Fiat escrita em letras grandes



Esta reportagem foi originalmente publicada no Motor1 Brasil , versão brasileira da plataforma de conteúdo sobre automóveis presente em 10 países. O portal é parceiro de Automotive Business para trocas de reportagens e artigos.





Tags: Fiat Strada 2021, lançamento, FCA Fiat Chrysler, picape compacta, segunda geração.

Comentários

  • GilcileneAbrantes Guedes

    Gosteida nova versão da Strada ????????????????????

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência