Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Queda nas vendas de veículos pode eliminar 30 mil empregos na indústria

COVID-19 | 17/04/2020 | 21h35

Queda nas vendas de veículos pode eliminar 30 mil empregos na indústria

Segundo a Bright Consulting, pandemia também terá forte impacto sobre a rede de concessionárias

REDAÇÃO AB

A queda nas vendas no primeiro semestre pode ter como consequência a redução de 10 mil empregos nas montadoras e outros 20 mil na cadeia de autopeças, apesar do auxílio da Medida Provisória 936, que permite redução de jornada e salários para atenuar os efeitos da pandemia de Covid-19. A previsão é da Bright Consulting.

A consultoria também estima que 30% das concessionárias não consigam se sustentar por mais de 30 dias inativos sem ajuda “substancial” das montadoras. Outra consequência será a decisão de adiamento da compra de veículos (especialmente no curto prazo) por causa da descapitalização das famílias e até mesmo pela menor utilização dos veículos durante a quarentena.

A Bright Consulting acredita na necessidade de soluções ousadas, como financiamentos com início de pagamento em 2021, prática adotada pela FCA. A consultoria recorda que é preferível perder menos e vender os veículos que atravessar a crise com o estoque cheio.

A equipe da Bright recorda que os recentes abalos no setor automotivo relacionados à escassez de suprimentos e à desvalorização do real trazem a oportunidade de relocalização de componentes desviados principalmente à China e ao México nos últimos anos. Isso ocorreu por causa da falta de competitividade da indústria local.

Ao lado de medidas de curto prazo para sanar a falta de liquidez e permitir a sobrevivência das empresas, é fundamental que indústria e governo aproveitem o momento para acordar sobre a desoneração de impostos sobre produtos hoje importados, objetivando a localização da produção. Eles podem não gerar arrecadação num primeiro momento, mas certamente fortalecerão o mercado de trabalho e a escala necessária à melhoria da competitividade.

No início de março, a Bright Consulting foi a primeira empresa a divulgar perspectivas da paralisação e suas consequências na indústria automobilística. E no último dia 31 a empresa participou da primeira live #ABX20 promovida por Automotive Business durante a quarentena.

Veja abaixo as projeções de mercado e produção da Bright Consulting:




Tags: Montadoras, autopeças, Medida Provisória 936, pandemia, Covid-19, Bright Consulting, #ABX20, projeções.

Comentários

  • RenatoAlmeida

    Quea pandemia possa impulsionar uma mudança de mercado na qual políticas governamentais e empresas passem a investir em outros modais de transporte de massa, como trens, seguindo a tendência das metrópoles dos países mais desenvolvidos atualmente. O crescimento destes novos segmentos poderia absorver boa parte da mão de obra afetada hoje na indústria automotiva.

  • alexandrehenrique andreolli

    Comofica o mercado de seminovos diante a queda em veiculos novos?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência