Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Honda suspende contratos de trabalho e ficará sem produzir carros por 3 meses
Linha de produção de automóveis da Honda em Itirapina: paralisação de três meses

COVID-19 | 22/04/2020 | 21h00

Honda suspende contratos de trabalho e ficará sem produzir carros por 3 meses

Fábricas de Sumaré e Itirapina estavam paradas desde 25 de março; volta ao trabalho foi prorrogada para 25 de junho

REDAÇÃO AB

A Honda anunciou que irá estender até 25 de junho a paralisação da produção de automóveis no País, em decorrência do avanço do avanço da pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Com a decisão, as fábricas de Sumaré e Itirapina, ambas no interior de São Paulo, vão ficar paradas por três meses. As duas operações já estavam suspensas desde 25 de março, quando foram concedidas férias coletivas aos funcionários envolvidos no processo produtivo até o próximo 27 de abril. Mas na terça-feira, 21, os empregados aprovaram a suspensão dos contratos por 60 dias.



Em comunicado divulgado na quarta-feira, 22, a Honda informa que “a medida visa assegurar a saúde e segurança dos colaboradores, bem como adequar a produção à demanda atual do mercado de automóveis”. O acordo para suspensão dos contratos de trabalho com reduções salariais foi negociada com os Sindicatos dos Metalúrgicos de Campinas e Limeira e aprovada pelos empregados em assembleia virtual, realizada em 21 de abril.

A suspensão foi feita nos termos da Medida Provisória 936/2020, editada pelo governo no início de abril para flexibilizar relações contratuais trabalhistas com reduções de jornada e salários, diante da crise provocada pela pandemia de coronavírus, que paralisou todas as fábricas de veículos no País.

O desconto salarial negociado varia de 0% a 25% e será escalonado conforme faixas salarias, sendo maior para aqueles que ganham mais, o que segundo a Honda vai além da exigência legal. No período de inatividade os funcionários vão receber parte dos salários cobertos pelo seguro-desemprego, conforme previsto na MP 936.

A Honda informa que continuará revisando a cada dia as contramedidas em resposta aos desafios impostos pelo avanço da Covid-19, com objetivo de conter a escalada da pandemia e manter a sustentabilidade dos negócios.



Tags: Honda Automóveis, suspensão da produção, indústria, trabalho, Sumaré SP, Itirapina SP, sindicato, assembleia, Covid-19, pandemia coronavírus.

Comentários

  • FranciscoEliandro Reis Martins

    Ahonda como sempre pensando no bem estar dos seus colaboradores. A empresa, como falava seu fundador, Soichiro Honda, o ser humano em primeiro lugar. Seu lema foi sempre: sem segurança, não há produção!

  • marcioprocopio

    Soucolabora da empresa Honda aqui em manaus, do polo de duas rodas,e confiou muito nas diretrizes da nossa diretoria e da nossa presidência , sabemos muito o quanto é importante ficamos o máximo de tempo dentro de casa, pra que cada um de nós possamos dar, as nossas contribuições na busca de contermos essa pandemia ficando em quarentena , pois assim ajudaremos não só a nossa empresa a retornar a atividades de produção, mais também ao Brasil e mundo.

  • Alberto

    Acreditoque de maneira sabia e eficaz para ambas as parte a Honda tem garantido o emprego dos seus colaboradores, evitando uma demissão em massa. Essa medida nos garante um emprego quando tudo voltar ao normal. E tbm uma renda nesta crise na saúde e economia que não tá fácil.

  • Cristiana

    Esperoque essa crise vai embora logo eu preciso de meu emprego eu trabalho na treves do Brasil que fornece peças para Honda Sumaré,

  • MariaAparecida Donadon

    Comosempre, pensando além dos lucros. Parabéns a Honda que ao invés da dispensa de funcionários, preferiu aderir aos planos do Governo, para não desestabilizar a vida de seus colaboradores .

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência