Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Scania retoma produção em São Bernardo em dois turnos em vez de um só

COVID-19 | 24/04/2020 | 20h25

Scania retoma produção em São Bernardo em dois turnos em vez de um só

Empresa adotou medida para manter distância adequada na linha de montagem; setor administrativo permanece em home office

MÁRIO CURCIO, AB

A Scania adotou uma medida diferente das outras fabricantes no retorno às atividades na segunda-feira, 27. A produção passa a ocorrer em dois turnos em vez de um, como era antes das férias coletivas iniciadas por causa da pandemia de Covid-19.

A medida foi adotada para garantir o distanciamento entre os trabalhadores na linha de montagem e também para permitir um ritmo mais baixo e adequado ao momento.

Sendo assim, o retorno na segunda-feira ocorre para os cerca de 2,5 mil trabalhadores da produção. Até o fechamento desta reportagem a empresa não havia adotado os recursos como suspensão dos contratos nem redução de jornada e salários, como já ocorre em parte dos fabricantes por causa da Medida Provisória 936.

A Scania criou um banco de horas adicional, exclusivo para o período de enfrentamento ao coronavírus. Também houve mudança nos cálculos para pagamento da Participação nos Resultados da Empresa, PRE (que na maioria das companhias é chamada de PLR, Participação nos Lucros e Resultados). Essas medidas, segundo a Scania, foram colocadas em votação pelos trabalhadores.

RIGOR NO AFASTAMENTO


Segundo a Scania, a retomada da produção se apoia em procedimentos rígidos de higiene, distanciamento social dentro da fábrica (1,5 metro) e também aumento da quantidade de ônibus fretados, para que só haja uma pessoa para cada duas poltronas.

A montadora também criou uma linha direta 24 horas com o departamento médico para atendimento e esclarecimento de dúvidas de todos os colaboradores em relação ao coronavírus.



Tags: Scania, linha de montagem, produção, pandemia, Covid-19, coronavírus, banco de horas, PRE, PLR.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência