Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Montadoras retomam aos poucos a produção de veículos na Europa
Dirigentes da Volkswagen acompanham reabertura de turno em fábrica alemã de Wolfsburg com adaptações para manter regras de distanciamento durante a pandemia

COVID-19 | 27/04/2020 | 17h57

Montadoras retomam aos poucos a produção de veículos na Europa

Linhas de montagem voltam a operar de forma gradativa e com capacidade reduzida

REDAÇÃO AB

A Volkswagen e a BMW estão entre as montadoras que reiniciam na segunda-feira, 27, as operações de suas fábricas na Europa. A VW abriu as portas de sua principal planta na Alemanha, a de Wolfsburg, enquanto a BMW retomou primeiro a produção de motores em Munique.


No caso da VW, a capacidade de produção será de 10% a 15% dos níveis pré-crise nesta primeira semana e planeja-se atingir cerca de 40% na próxima semana. Segundo Andreas Tostmann, membro do conselho e responsável pela produção, a expectativa é de que sejam produzidos 1,4 mil veículos, começando pelo Golf. Na quarta-feira, 29, as linhas reintroduzem os modelos Tiguan e Touran, além do Seat Tarraco. A VW espera superar os 6 mil veículos produzidos na próxima semana.

“O reinício da maior fábrica de automóveis da Europa após semanas parada é um símbolo importante para nossos funcionários, revendedores, fornecedores, economia alemã e para a Europa”, afirma Andreas Tostmann, membro do conselho da VW.



Na quinta-feira passada, a VW retomou a produção da planta de Zwickau, também na Alemanha, onde está produzindo seu novo hatch elétrico, cujas vendas devem começar na Europa no início do próximo trimestre, sendo um dos lançamentos mais importantes para a VW como o primeiro modelo produzido sobre sua nova plataforma exclusiva de carros elétricos. A fábrica do grupo em Bratislava, na Eslováquia, onde fabrica SUVs e outros modelos Audi, Porsche e VW, também reabriu na quinta-feira.

Na Alemanha, o governo permitiu que pequenas lojas de varejo, incluindo concessionárias, reabrissem desde que seguissem rigorosas regras de distanciamento e higiene. A VW informou que cerca de 70% de suas concessionárias foram reabertas no país. Outras fábricas da VW na Alemanha e em Portugal, Espanha, Rússia e Estados Unidos reiniciam as atividades também nesta semana e até maio a produção será retomada na África do Sul, Argentina, Brasil e México.

Já o Grupo BMW pretende reabrir sua fábrica de modelos Rolls-Royce em Goodwood, na Inglaterra, em 4 de maio, e no mesmo dia retomar a produção de sua fábrica em Spartanburg, na Carolina do Sul, Estados Unidos, onde fabrica SUVs para mercados globais. Em sua maior fábrica na Europa, a de Dingolfing, na Alemanha, a BMW planeja reiniciar a produção em em 11 de maio, mesma data para a planta de San Luis Potosí, no México. Enquanto isso, demais fábricas alemãs em Munique, Leipzig e Regensburg abrirão após 18 de maio, assim como a unidade da empresa que fabrica os modelos Mini em Oxford, na Inglaterra.

“As datas exatas para o reinício dependerão do desenvolvimento nos mercados e da demanda dos clientes”, disse um porta-voz da BMW.

Na China, a fábrica da BMW em Shenyang está aberta desde 17 de fevereiro. Em todas as suas unidades, a BMW pretende iniciar a retomada com apenas um turno de produção.

OUTROS RECOMEÇOS


As fábricas alemãs da Mercedes-Benz em Sindelfingen e Bremen também estão se preparando para retomar a produção.

Na Itália, a FCA Fiat Chrysler reiniciará a produção em sua fábrica de Sevel na segunda-feira, 4, com planos de retomar a uma taxa entre 70% e 80%. A montadora também pretende reiniciar a operação das novas versões híbridas plug-in de Jeep Compass e Renegade em sua fábrica de Melfi, no sul do país, também na mesma data.

Na França, a Renault agendou para terça-feira, 28, o reinício da produção em sua fábrica em Flins, onde são feitos o elétrico Zoe e o hatchback Nissan Micra (equivalente ao March). Por sua vez, a Toyota já retomou as atividades de sua unidade em Valenciennes. Já o Grupo PSA não determinou quando volta a operar na Europa. Seu diretor financeiro reforçou sua afirmação que não há sentido em acumular estoques enquanto as vendas estão inativas.

“É importante ter atividade de vendas em concessionária antes de apertar o botão”, disse Philippe de Rovira, diretor financeiro do Grupo PSA.



No mercado espanhol, a Nissan reiniciará a produção em sua fábrica de Barcelona a partir de 4 de maio e já está testando medidas de segurança em sua fábrica em Sunderland, Inglaterra, onde a Jaguar Land Rover retomará em 18 de maio a operação da planta de Solihull, mesma data para sua unidade de Nitra, na Eslováquia.

A Volvo Cars reabriu em 20 de abril sua fábrica em Torslanda, na Suécia.



Tags: Montadoras, produção, fábrica, Europa, Alemanha, pandemia, Volkswagen, BMW, FCA, Fiat Chrysler, Renault, Nissan, PSA, Volvo Cars, Jaguar, Land Rover.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência