Os empregados da Schaeffler em Sorocaba (SP) aprovaram acordo de redução de jornada e salário por 90 dias negociado pelo sindicato local dos metalúrgicos, o SMetal, com base na Medida Provisória 936 editada pelo governo para permitir a flexibilização de relações trabalhistas diante da pandemia de coronavírus que paralisou grande parte da indústria no País. Na mesma assembleia virtual realizada entre 5 e 6 de maio foi aprovada a suspensão de contratos de trabalho por 60 dias para funcionários que pertencem ao grupo mais vulnerável ao contágio pela Covid-19, com manutenção de salários e benefícios.
Para ambos os casos, suspensão ou redução de jornada e salários, a empresa garantiu estabilidade no emprego até 30 de novembro. Segundo o SMetal, o acordo foi negociado com perda salarial menor do que a prevista na legislação emeergencial. “Com a MP do governo, o rendimento dos funcionários cairia consideravelmente. A negociação do sindicato e a pressão dos trabalhadores possibilitaram um maior complemento da empresa, chegando ao salário líquido ou mais próximo a esse valor”, conta Leandro Soares, presidente do SMetal.
O sindicato informou que dos 2.976 trabalhadores da Schaeffler Sorocaba aptos a votar, 2.304 (77,42%) participaram da assembleia virtual que aprovou a proposta com 84,38% de votos favoráveis, 12,93% contrários e 2,69% abstenções.
Também foi aprovado um aditamento ao Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2020, que havia sido aprovado em 2019 como parte de um acordo de dois anos. Segundo o SMetal, a Schaeffler comunicou que não pagaria a primeira parcela do PPR que deveria ser depositada esta semana, o que levou os trabalhadores a aprovar na última quinta-feira, dia 30, um comunicado de greve na empresa. Após mais negociações, os empregados concordaram em transferir o pagamento para junho próximo.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo