Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Hyundai estende por mais um mês suspensão de contratos de trabalho
Linha de produção da Hyundai em Piracicaba: operação em só um turno até 25 de junho

COVID-19 | 26/05/2020 | 18h15

Hyundai estende por mais um mês suspensão de contratos de trabalho

Fábrica de Piracicaba segue operando em um turno com 700 funcionários, os demais estão afastados ou em home office

REDAÇÃO AB



Em resposta à drástica redução da demanda causada pela pandemia de coronavírus, a Hyundai decidiu estender por mais um mês, até 25 de junho, a suspensão dos contratos de trabalho da maior parte dos funcionários da fábrica de Piracicaba (SP) e escritórios em São Paulo. Após cerca de dois meses de paralisação, a planta voltou a operar parcialmente no último dia 13, em apenas um turno com 700 trabalhadores, enquanto os demais empregados dos outros dois turnos permaneceram afastados.



Em 27 de abril a empresa fechou o acordo de layoff em negociação com empregados e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba (STMP), com a suspensão de contratos da maioria dos trabalhadores até 25 de maio, mas antecipou para o dia 13 a volta de 700 pessoas de um turno de produção para atender as encomendas de vendas on-line e as concessionárias que permanecem abertas, em cidades onde não houve restrições. Parte dos funcionários das áreas administrativas permanecem em trabalho remoto, home office.

A suspensão de contratos foi negociada com base na Medida Provisória 936, editada pelo governo federal para permitir a flexibilização de jornada de trabalho e salários durante o período da pandemia. Agora a Hyundai prorrogou o afastamento por mais 30 dias com as mesmas condições, sem redução do salário líquido, uma vez que a empresa se comprometeu a completar o valor recebido do benefício emergencial para garantir 100% dos vencimentos de todos os afastados.

Segundo comunicado distribuído na terça-feira, 26, a Hyundai seguirá monitorando o desempenho da economia e as orientações das autoridades para decidir os próximos passos da operação brasileira, com adoção de novas medidas em caso de alteração do cenário atual.



Tags: Hyundai, Piracicaba SP, layoff, suspensão de contratos de trabalho, indústria, fábrica, MP 936, salário, jornada, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência