A venda de motos em maio somou 29,2 mil unidades, registrando pequena alta de 3,4% sobre abril, mas enorme queda, de 70,2%, na comparação com maio de 2019. O acumulado do ano teve 304,4 mil unidades, número que resulta em queda de 32,4% em relação ao mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários.
“O crescimento [sobre abril] pode ser atribuído ao aumento de demanda por parte dos profissionais e empresas de entrega e pelo fato de algumas pessoas terem deixado de usar o transporte coletivo para aderir ao de duas rodas, contribuindo para o isolamento social”, afirma o vice-presidente de motocicletas da Fenabrave, Carlos Porto.
Mas a baixa média diária de emplacamentos no mês (1.460 unidades, menos de um terço dos últimos registros anteriores à quarentena) mostra que o grande problema ainda são os Detrans fechados e a dificuldade de licenciar veículos.
DESEMPENHO POR MARCA
No acumulado até maio a Honda teve 239,5 mil motos emplacadas, registrando queda de 32,6% ante iguais meses de 2019, um retrato fiel do que ocorreu com todo o segmento no período. A Yamaha, vice-líder do mercado, somou 45,3 mil licenciamentos, recuando 27,1% pela comparação interanual.
Outras duas fabricantes com quedas menores que a do mercado total nestes cinco meses foram BMW (2,9 mil unidades, -20,7%) e Kawasaki (2,3 mil motos, -20,7%).
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo