Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen inicia produção do Nivus na fábrica de São Bernardo

Indústria | 08/06/2020 | 17h20

Volkswagen inicia produção do Nivus na fábrica de São Bernardo

Modelo compartilha plataforma com Polo e Virtus e é parte de um investimento de R$ 7 bilhões

REDAÇÃO AB

Começou oficialmente na segunda-feira, 8, a produção do Volkswagen Nivus. O utilitário esportivo é fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são montados também o hatch Polo e o sedã Virtus (que compartilham a plataforma MQB com o Nivus), mais a picape Saveiro.

O Nivus foi apresentado mundialmente no fim de maio. Ele resulta de um ciclo de investimento de R$ 7 bilhões, utilizado principalmente na área de armação de carrocerias da Anchieta. Segundo a Volkswagen, foram adquiridos 419 novos equipamentos, incluindo 90 robôs. O setor foi ampliado em 24 mil metros quadrados e agora soma uma área total de 105 mil m².

A estamparia recebeu uma nova prensa de grandes dimensões, capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto e reduzir custos em razão da maior eficiência energética.

DESENVOLVIMENTO 100% DIGITAL


No laboratório de protótipo virtual, dentro da unidade Anchieta, a utilização de recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada permite otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz.

Em um projeto 100% digital não foi necessário fazer nenhum protótipo físico para desenvolver o VW Nivus, considerando-se os mercados sul-americano e europeu. Como comparação, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos.

Foram feitas nove variações virtuais (acabamentos, cores etc.) do VW Nivus, o que proporcionou ao novo veículo mais segurança, pois todas as peças foram testadas previamente. Com isso, só no laboratório de protótipo virtual houve economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores. Com a tecnologia disponível foi possível que mais de 70% das simulações ocorressem virtualmente no Brasil (em segurança veicular, acústica e plataforma, por exemplo).

A digitalização também está no processo de montagem do carro. Recursos da indústria 4.0 como impressoras 3D e processos com alto nível de automação e inteligência artificial integram a produção do carro.

"Destaco o comprometimento das equipes em seguir o cronograma e manter o lançamento em meio à pandemia, pois mesmo durante a suspensão de atividades, um grupo de empregados permaneceu na fábrica focado no projeto Nivus, respeitando os novos protocolos de higiene e saúde, para cumprir o programa pré-estabelecido”, afirma o diretor da unidade de produção da Volkswagen Anchieta, Mário Rodrigues.

PRODUÇÃO TAMBÉM NA EUROPA


Desenvolvido no Brasil, o Nivus será exportado para países da América Latina. Um dos destaques do carro é sua central VW Play, que permitirá geração de receitas à montadora. A partir de 2021 o Nivus será produzido também em Pamplona, na Espanha.

Cerca de 30 pessoas do time da Espanha estão envolvidas no projeto e parte delas tem visitado as instalações no Brasil para conhecer de perto o desenvolvimento do Nivus.



Tags: Volkswagen, VW, Nivus, Polo, Virtus, Saveiro, plataforma MQB, armação de carroceria, robôs, estamparia, prensa, impressoras 3D.

Comentários

  • RicardoFerreira

    Estamosesperando a reação da nossa querida VOLKSWAGEN no mercado, com produtos modernos e com uma gama completo em todas as categorias.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência