Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Daimler Truck cria subsidiária focada em célula de combustível para caminhões e ônibus

Negócios | 10/06/2020 | 16h47

Daimler Truck cria subsidiária focada em célula de combustível para caminhões e ônibus

E firma parceria com a Rolls Royce Power Systems para o desenvolvimento de geradores acionados por células de combustível

REDAÇÃO AB

A Daimler Truck anuncia a criação da nova subsidiária Daimler Truck Fuel Cell, dedicada exclusivamente para o desenvolvimento de células de combustível. A nova empresa reúne todas as atividades do grupo nessa área para caminhões e ônibus.

Para comandá-la, a empresa nomeou Andreas Gorbach como CEO e Christian Mohrdieck como diretor executivo. Ambos possuem vasta experiência com sistemas de propulsão convencionais e alternativos, em especial, os sistemas de célula de combustível. Gorbach já vinha trabalhando no cargo de gerente sênior responsável por todos os assuntos relativos a células de combustível na Daimler Truck desde o início de maio deste ano.

Por sua vez, Mohrdieck esteve encarregado do desenvolvimento de células de combustível no Grupo Daimler desde 2003. Ele é o atual diretor executivo da unidade de desenvolvimento de células de combustível da Mercedes-Benz Fuel Cell e será alocado para a nova subsidiária.

Em abril deste ano, a Daimler Truck havia anunciado um acordo preliminar com o Grupo Volvo para estabelecer uma nova joint venture para desenvolvimento, produção e vendas de sistemas de células de combustível para veículos comerciais pesados e outras aplicações, como o seu uso em instalações fixas. Com isso, a nova empresa Daimler Truck Fuel Cell deverá posteriormente passar para essa planejada joint venture. Pelo acordo, o Grupo Volvo vai adquirir 50% da empresa para essa finalidade. As empresas pretendem com a nova joint venture dar início à produção em série de veículos comerciais pesados com célula de combustível para transportes rodoviários de longa distância a partir de 2025.

“O estabelecimento da Daimler Truck Fuel Cell é um marco de progresso muito especial para nossa companhia, pois a nova subsidiária deverá ser a organização antecessora imediata da joint venture com o Grupo Volvo. Nela, reunimos a grande expetise e a imensa riqueza de experiência acumulada em várias décadas de trabalho no desenvolvimento de células de combustível na Daimler – e combinaremos isso com o know-how certo com relação aos caminhões”, afirma o CEO da Daimler Truck e membro do conselho de administração do Grupo Daimler, Martin Daum.



ACORDO COM A ROLLS ROYCE POWER SYSTEMS


A Daimler Truck também informou sobre a assinatura de um novo acordo de intenções com a Rolls-Royce Power Systems (empresa fabricante de motores, turbinas e geradores de energia - não é a mesma Rolls Royce, marca britânica de veículos que pertence ao Grupo BMW) focado no desenvolvimento e produção de geradores estacionários acionados por células de combustível. Estes equipamentos funcionarão como provedores de energia de emergência para instalações críticas quanto à segurança, como centrais de armazenamento de dados como forma de oferecer alternativas aos motores a diesel.

O contrato de cooperação entre as duas companhias deverá ser elaborado e assinado até o fim deste ano.

A Rolls-Royce Power Systems planeja utilizar estes sistemas em seus geradores de energia que são desenvolvidos para centrais de armazenamento de dados sob a marca de produtos e soluções MTU.

“Estamos felizes com o fato de que a Rolls-Royce tenha resolvido firmar essa parceria duradoura conosco e que esteja tão convencida quanto nós sobre o futuro das células de combustível no setor estacionário”, afirma Martin Daum.

“Sob a marca MTU, soluções customizadas são desenvolvidas para as necessidades de energia de cada central. Por meio da colaboração com a Daimler Trucks, o acesso a geradores acionados por células de combustível que atendem nossas exigências fortalecerá ainda mais nossa posição de destaque nesse mercado em crescimento, possibilitando, no futuro, a produção em larga escala de células de combustível para aplicações estacionárias”, explica o CEO da Rolls-Royce Power Systems, Andreas Schell.



Tags: Grupo Daimler, Daimler Truck, Daimler, célula de combustível, caminhões, ônibus, Rolls Royce Power Systems, geradores de células de combustível, geradores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência