Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Caoa soma 1 milhão de veículos Hyundai vendidos no Brasil
Concessionária Hyndai do Grupo Caoa: 20 anos de representação e 1 milhão de veículos vendidos

Distribuição | 12/06/2020 | 19h00

Caoa soma 1 milhão de veículos Hyundai vendidos no Brasil

Grupo começou a representar marca coreana no mercado brasileiro

REDAÇÃO AB

O Grupo Caoa atingiu o marco de 1 milhão de veículos Hyundai vendidos em suas concessionárias no Brasil desde 1999, quando assumiu a representação e as importações da fabricante coreana no País. A Hyundai iniciou sua história no mercado brasileiro ainda no começo da década de 1990 e foi representada por dois outros grupos antes de se unir ao empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade, dono da Caoa, que puxou para cima o prestígio da marca entre os brasileiros e catapultou suas vendas.

A partir da representação pela Caoa, a Hyundai se tornou líder do mercado de veículos importados no País com o SUV compacto Tucson. Para isso foi fundamental a experiência e a estratégia agressiva expansionista de Andrade, com grandes investimentos publicitários que promoveram a imagem da marca. O empresário atua na distribuição de veículos desde 1979, quando fundou sua primeira concessionária Ford em Campina Grande (PB), sua cidade natal. Hoje seu grupo é o maior distribuidor de veículos da América Latina, com concessionárias Ford, Hyundai, Subaru e mais recentemente a Caoa Chery.

A aliança com a Hyundai avançou para além da operação de importação e distribuição no mercado brasileiro: logo no início dos anos 2000 o Grupo Caoa decidiu investir fabricar no Brasil modelos Hyundai sob licença. Com investimento que superaram R$ 1 bilhão, Andrade inaugurou em 2007 a fábrica de Anápolis (GO), inicialmente para produzir o SUV Tucson e o minicaminhão HR. Mais tarde também foram introduzidos na linha de montagem goiana o iX35, o New Tucson e o caminhão médio HD78.

Em 2012, a matriz sul-coreana da Hyundai premiou o Grupo Caoa com o título de Distribuidor do Ano, em concorrência com 179 distribuidores de todo o mundo – foi a primeira vez que um concessionário fora do eixo Ásia-Europa recebeu o reconhecimento.

No mesmo ano, a Hyundai inaugurou sua própria fábrica em Piracicaba (SP) e formou uma rede paralela, a HMB, de concessionárias exclusivas para vender os modelos produzidos na planta – primeira a família HB20 (hatch e sedã) e depois o SUV compacto Creta. Contudo, a Caoa continuou a ser a importadora exclusiva da marca no Brasil, com concessionárias que hoje vendem os modelos importados Azera e Santa Fe, além do ix35 e do New Tucson montados em Anápolis. Mas o grupo também comercializa os carros feitos em Piracicaba e é o maior concessionário da rede HMB.



Tags: Grupo Caoa, Caoa Hyundai, 1 milhão, mercado, distribuição, vendas, Anápolis.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência