Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Faturamento das autopeças cai 85,5% em abril com a pandemia

Balanço | 18/06/2020 | 18h16

Faturamento das autopeças cai 85,5% em abril com a pandemia

Retração no acumulado do ano já passa dos 30%, com forte reflexo nos empregos do setor

MÁRIO CURCIO, AB



O faturamento da indústria de autopeças em abril foi 81,6% menor que o anotado em março, já parcialmente afetado pelo início da paralisação das atividades na indústria por causa da Covid-19.

A comparação com abril do ano passado revela queda ainda maior, de 85,5%. As montadoras foram o canal de vendas mais afetado, com retração de 94,5% na comparação com abril do ano passado, refletindo a grande queda de produção no quarto mês de 2020 por causa da quarentena. Os números foram divulgados pelo Sindipeças, entidade que reúne fabricantes do setor.

O menor impacto ocorreu nas vendas ao mercado de reposição, que ainda assim recuaram 58,2% na comparação interanual. No acumulado do ano, as vendas totais do setor de autopeças já encolheram 30,5%.

Considerando o quadrimestre, as vendas para as montadoras já encolheram quase 35% ante igual período do ano passado e as exportações, perto de 40% na análise em dólares. Também no acumulado, a queda de 24,5% nas vendas intrassetoriais (feitas de uma fábrica para a outra) mostra o impacto generalizado da quarentena nos fabricantes de autopeças.

EMPREGO JÁ RECUOU 7% NO ACUMULADO


O levantamento do Sindipeças mostra um cenário bastante ruim já a partir de abril, quando o nível de emprego na cadeia de autopeças baixou 3,7% na comparação com março. O confronto com abril de 2019 revela queda de quase 10% e o acumulado do ano indica retração de 7%.

A utilização da capacidade instalada, que vinha em 69% nos primeiros três meses, despencou para 41% em abril.



Tags: Autopeças, faturamento, Sindipeças, montadoras, Covid-19, mercado de reposição, exportações, vendas intrassetoriais, capacidade instalada, emprego.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência