Lyle Watters, presidente da Ford South America, finaliza negociações para encerrar história da empresa com a fábrica do Taboão, em São Bernardo do Campo
Mas o negócio ainda não está concluído. Segundo a Ford, o processo ainda “depende da realização de uma diligência conjunta, que deve ser completada no prazo de aproximadamente 90 dias”, diz a nota. A montadora informa também que “a Construtora São José apresentou a melhor alternativa para a planta e para a região” após a realização de seleção que envolveu negociações com uma série de potenciais compradores.
“A assinatura desse memorando de intenções é um passo importante para a concretização da venda da fábrica de São Bernardo. Nós avaliamos uma série de alternativas e acredito que chegamos à melhor solução entre as opções disponíveis para atender as necessidades da região e gerar empregos. A São José é uma empresa grande e conceituada, com presença nacional”, declara Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
A gestora de fundos de investimentos FRAM Capital atuou na estruturação financeira e estudos de viabilidade da operação. A Ford não divulgou o valor do negócio, mas representantes da Construtora São José informaram ao prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, que pagaria R$ 550 milhões para comprar a área da fábrica, com a intenção de alugar o local para outra montadora ou um operador logístico – são os dois únicos usos possíveis para a região do município onde está a planta.
A Ford anunciou em fevereiro do ano passado que iria encerrar as operações de produção de carros e caminhões na planta do Taboão. A decisão deu início a uma série de negociações com o governo do Estado e a prefeitura para que a fábrica fosse adquirida por outra empresa. Após especulações sobre o interesse de montadoras chinesas, o Grupo Caoa surgiu como único interessado e em setembro confirmou que iria comprar o local para fabricar veículos. Mas o negócio não avançou e a unidade foi fechada em outubro, após a demissão ao longo do ano de cerca de 1,7 mil trabalhadores da produção – os quase mil empregados das áreas administrativas foram transferidos para um endereço comercial em São Paulo.
Com a venda para a Construtora São José, a Ford encerra sua história de quase cinco décadas em São Bernardo, iniciada em 1967 com a compra da subsidiária brasileira da Willys Overland, que havia instalado a fábrica no bairro do Taboão em 1952.
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