Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Honda antecipa retomada da produção de automóveis
Linha de produção de automóveis da Honda: quase quatro meses de paralisação

COVID-19 | 19/06/2020 | 19h13

Honda antecipa retomada da produção de automóveis

Fábricas paulistas em Sumaré e Itirapina voltam ao trabalho em 13 de julho após quase quatro meses de paralisação

REDAÇÃO AB



Para atender a demanda do mercado, a Honda informa que decidiu antecipar em uma semana, para 13 de julho, o retorno ao trabalho em suas fábricas de automóveis paulistas, em Sumaré e Itirapina. A volta anteriormente estava prevista para 20 de julho. As atividades industriais da empresa no Estado de São Paulo estão paradas desde 23 de março – foi mantida apenas a fabricação de peças para exportação.

Após o primeiro mês de paralisação, por causa dos efeitos da pandemia de coronavírus, em 22 de abril a Honda suspendeu por mais dois meses, até 25 de junho, os contratos de trabalho dos empregados da produção com base na Medida Provisória 936. Em 29 de junho os trabalhadores entram em férias coletivas, que já estavam previstas para a instalação de novos maquinários. A previsão era encerrar o período de afastamento em 18 de julho e retornar na segunda-feira, 20, mas agora o retorno foi remarcado para a segunda-feira anterior, dia 13.

Segundo a Honda, as linhas de produção serão reativadas gradualmente para adaptação aos novos protocolos de saúde e segurança, que foram estabelecidos tendo como referência as melhores práticas adotadas globalmente pela empresa. Serão diversos procedimentos em toda jornada do colaborador desde o momento em que sai de sua residência, no ônibus fretado e durante a jornada de trabalho.

Assim como já fazem outras empresas do setor, estão previstas avaliação de saúde com medição de temperatura no acesso à fábrica; horários diferenciados e intercalados para evitar aglomerações; reorganização de espaços, limitação do número de pessoas e adoção de critérios de distanciamento mínimo em locais como ônibus fretados, linhas de produção, refeitórios e salas de reunião; novos critérios de higienização, limpeza e sanitização, bem como o uso de máscaras em período integral.

Além disso, o treinamento e orientação às equipes será intensificado para conscientizar os colaboradores sobre cuidados e métodos de prevenção. O departamento de serviço médico irá fazer acompanhamento e orientação durante todo o processo.

A Honda reafirma que segue revisando as contramedidas em resposta às crises sanitária e econômica trazidas pela pandemia da Covid-19, priorizando a segurança e saúde das pessoas, a conformidade com as diretrizes governamentais e a sustentabilidade dos negócios.



Tags: Honda, produção, retorno ao trabalho, indústria, Sumaré, Itirapina, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

  • Camilo

    Quebom que as montadoras retornem ao trabalho com segurança, Fiz a venda de um carro para aquisição de um city, fiquei sem carro desde o começo da pandemia.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência