Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Ecoquest oferece solução mais eficiente para descontaminar veículos
O Fresh Air Mobile da Aerus que a Ecoquest começa a importar para o Brasil: descontaminação do ar por irradiação permanente de peróxido de hitrogênio

Novos negócios | 22/06/2020 | 18h30

Ecoquest oferece solução mais eficiente para descontaminar veículos

Dispositivo desenvolvido pela Aerus emite peróxido de hidrogênio para desinfetar o ar da cabine

PEDRO KUTNEY, AB

Com a necessidade de segurança sanitária potencializada pela pandemia de coronavírus, a Ecoquest vai começar a explorar o crescente mercado de desinfecção de veículos, com a importação dos dispositivos portáteis Fresh Air Mobile produzidos pela americana Aerus. Conectado a uma tomada de 12 volts de qualquer carro, o dispositivo é capaz de fazer a descontaminação completa do ar e de todas as superfícies da cabine durante todo o tempo que fica ligado, com a irradiação permanente de peróxido de hidrogênio (H2O2) que elimina 99,99% de fungos, bactérias e vírus do ambiente, de acordo com testes realizados pela FDA, agência de regulação de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos.

Frederico Paranhos, diretor executivo da Ecoquest, garante que a irradiação de H2O2 no ar é o método de descontaminação biológica de ambientes mais eficiente. A principal vantagem é a atuação permanente do dispositivo de ionização catalítica radiante e sem qualquer toxicidade, pois a concentração de peróxido de hidrogênio exalada pelo aparelho da Aerus é muito baixa e inócua para as pessoas. Outros métodos como oxi-sanitização (com ozônio) ou aplicação de produtos químicos podem ser tóxicos e têm ação limitada, logo após feita a desinfecção a cabine do veículo fica exposta a nova contaminação.

INTERESSE CRESCENTE EM DESCONTAMINAÇÃO DE VEÍCULOS



Segundo Paranhos, a tecnologia de descontaminação por irradiação de H2O2 encontrou interesse imediato no Brasil entre fabricantes veículos, concessionários e distribuidores de peças e acessórios. “A receptividade é bem grande porque depois da pandemia todos querem se proteger. Estamos em negociação com cerca de 30 clientes”, revela. Entre eles estão distribuidores de peças e seis montadoras que pensam em vender o Fresh Air Mobile como assessório na rede de concessionárias, ou também colocar o dispositivo embarcado em seus carros, com instalação diretamente na linha de montagem.

No Brasil, a Mitsubishi já usa desde 2017 a tecnologia instalada diretamente no sistema do ar-condicionado do Pajero Full e negocia a ampliação da oferta. Paranhos afirma que a Ecoquest, representante exclusiva da Aerus no País e alguns mercados da América do Sul, tem condições de atender a demanda e fazer a importação em larga escala para montadoras interessadas.

Para o mercado de pós-venda, o primeiro lote importado do Fresh Air Mobile deve chegar para comercialização no País em cerca de três semanas, ao preço em torno de R$ 2 mil – nos Estados Unidos é vendido por US$ 299. Pouco maior que um smartphone, o aparelho tem um silencioso e minúsculo ventilador para induzir o ar ao catalisador fotoquímico interno que recombina moléculas e emite o H2O2 descontaminante, no processo chamado ionização catalítica radiante (RCI, na sigla em inglês). A irradiação do peróxido de hidrogênio no ambiente pode ser ajustada em três estágios de potência: para carros pequenos, grandes e até vans. Após 30 minutos de funcionamento, todo o ambiente a cabine estará desinfetado de fungos, bactérias e vírus. O dispositivo também elimina odores.

A confiabilidade da tecnologia RCI é certificada pela Nasa, a agência espacial americana, que originalmente desenvolveu o dispositivo para controlar a contaminação no interior da Estação Espacial Internacional. A Aerus licenciou a mesma tecnologia para aplicação em seus produtos.

A Ecoquest foi fundada há 14 anos e atua principalmente no tratamento de sistemas de ar-condicionado de grande porte em hotéis, hospitais e shoppings, onde também instala dispositivos de desinfecção da Aerus. “O negócio de veículos é novo para nós, em 2013 trouxemos os primeiros aparelhos mas agora, com o temor causado pela Covid, o interesse aumentou”, resume Paranhos.



Tags: Ecoquest, Aerus, peróxido de hidrogênio, H2O2, descontaminação, desinfecção, Fresh Air Mobile, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência