Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
BMW do Brasil implanta atualizações automáticas de sistemas e softwares

Tecnologia | 25/06/2020 | 17h50

BMW do Brasil implanta atualizações automáticas de sistemas e softwares

Downloads podem ocorrer direto no computador de bordo do carro ou com ajuda do smartphone

REDAÇÃO AB

Os clientes da BMW do Brasil passam a contar com atualizações automáticas dos sistemas digitais e softwares. O benefício se tornou possível pelo Remote Software Upgrade (RSU), sistema de atualização remota da montadora que utiliza a internet embarcada nos modelos da marca para fazer o download, em processo similar ao que ocorre com smartphones.

As atualizações trazem melhorias de forma gratuita. O motorista só precisa deixar o veículo habilitado para atualizações automáticas no menu ‘Melhoria de Produto’. Há duas maneiras de atualização a partir da RSU. A primeira é diretamente no veículo, pelo computador de bordo, acessando as configurações de Remote Software Upgrade.

A outra é pelo aplicativo BMW Connected. Neste caso o pacote de atualizações é baixado no smartphone do usuário e transferido ao veículo assim que houver conexão entre o aparelho e o veículo (por sistema operacional iOS ou Android).

O recurso estará disponível num primeiro momento para veículos BMW com sistema 7.0 (iD7): Série 1 (exceto o modelo 118i); Série 2 Gran Coupé (com exceção ao modelo 218i); Série 3 (exceto o modelo 320 Sport); Série 7; Série 8 Coupé; os X3 produzidos a partir de agosto de 2019); os X4 fabricados a partir de agosto de 2019; X5; X6; X7; Z4 e M8 Gran Coupé.

Os dois métodos oferecidos para atualização remota de software utilizam a tecnologia Over the Air (OTA), o que significa que a atualização estará disponível no próprio aparelho para ser baixada e instalada automaticamente. O primeiro passo para atualização diretamente no veículo é certificar-se de que a opção “BMW Remote Software Upgrade” esteja ativada. Pelo computador de bordo o usuário precisa acessar o menu e seguir as opções: configuração > configurações gerais > proteção de dados.

Para atualização diretamente no veículo, o caminho pelo menu é: configurações > configurações gerais > remote software upgrade. Durante a realização do download, o veículo pode ser utilizado normalmente, ligado e desligado. Caso o download não tenha sido concluído e o veículo seja desligado, o download continuará automaticamente de onde foi interrompido na próxima vez que o veículo for acionado.

A segunda opção é executar a atualização a partir do aplicativo BMW Connected em um smartphone. Neste caso o usuário receberá uma notificação push informando sobre a disponibilidade do novo pacote de atualização. Após abrir a notificação ele será direcionado para efetuar o download. O pacote de atualização será baixado no dispositivo para que seja instalado quando houver conexão entre o aparelho e o veículo.

Segundo a BMW, independentemente do método utilizado para as atualizações, o procedimento para instalação do pacote é o mesmo: o menu do veículo indicará que foi baixada a atualização e que esta se encontra pronta para ser instalada.

Será exibida uma mensagem informando que o veículo não poderá ser utilizado por cerca de 20 minutos até que a atualização do software seja finalizada. O usuário deverá pressionar ok assim que optar pela instalação das atualizações ou cancelar e efetuar a instalação, a partir do mesmo passo, no momento oportuno.

DA CÂMERA PARA A CENTRAL MULTIMÍDIA


Pela primeira vez na indústria brasileira, as imagens geradas a partir das câmeras que equipam alguns BMW serão gravadas em formato de vídeo e disponibilizadas para os clientes. O recurso permite a gravação de vídeos com até 40 segundos, incluindo os 20 segundos imediatamente antes da ativação e os 20 segundos posteriores. Os vídeos podem ser gravados para entretenimento em viagens e também há opção de configurar para ativação automática em caso de acidente.

Esse recurso estará disponível inicialmente para modelos com sistema operacional BMW 7.0 (iD7) e que tenham Parking Assistant Plus: 330i/330e M Sport; M340i xDrive; 745Le M Sport; M760Li xDrive; M850i xDrive; X3 M40i produzidos a partir de agosto de 2019; X4 M40i fabricados a partir de agosto de 2019; X5 xDrive45e M Sport; X5 M50i; X6 xDrive40i M Sport e X7 M50i.

AVISOS DE RECALL POR APP


Outra novidade é o aviso de recall por aplicativo BMW Connected agora também para usuários de smartphones com sistema operacional Android. Até então, a notificação por app só era possível para aparelhos com sistema iOS. A função ampliada estará disponível para veículos BMW com sistemas operacionais iD7, iD6, iD5 e iD4++ (no caso do iD4++, com restrição de 255 caracteres por mensagem). De acordo com a BMW, o aviso também é sinalizado na central multimídia do veículo, independentemente do sistema operacional utilizado pelo cliente.



Tags: BMW, sistemas digitais, softwares, RSU, BMW Connected, Série 1, Série 2, Série 3, Série 7, Série 8, X3, X4, X5, X7, Z4, M8 Gran Coupé.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência