Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
VW Nivus começa a ser vendido só em duas versões, por R$ 85.290 e R$ 98.290
Para a Volkswagen, Nivus é um “crossover-cupê” que inaugura novo segmento de mercado

Lançamentos | 25/06/2020 | 18h02

VW Nivus começa a ser vendido só em duas versões, por R$ 85.290 e R$ 98.290

Pré-venda foi aberta e SUV-cupê deve chegar às concessionárias até agosto

PEDRO KUTNEY, AB

Após fazer a apresentação global do Nivus um mês atrás, assistida on-line por 150 mil pessoas de 56 países, a Volkswagen finalmente abriu a pré-venda do modelo na quinta-feira, 25, e divulgou os preços das duas únicas versões: Confortline (R$ 85.290) e Highline (R$ 98.290). Ambos chegam muito bem equipados em conforto, segurança e conectividade, e a opção topo de linha simplesmente não tem opcionais. O powertrain também é único: motor 1.0 200 TSI (turbo com injeção direta) de 128 cv e transmissão automática de seis marchas.

Uma a criação da equipe brasileira de engenheiros e designers sobre a plataforma modular global do grupo MQB, para a Volkswagen o Nivus inaugura uma nova categoria no País e no mundo, que chama de crossover-cupê, por combinar o visual esportivo de um cupê, a dirigibilidade ágil de um hatch e a altura mais elevada do solo de um SUV. Portanto, deverá atrair clientes dos segmentos de hatches e SUVs compactos.



De fato, o design com caimento acentuado na traseira do Nivus só encontra semelhança em SUVs “acupesados” bem maiores de algumas marcas de luxo, mas há concorrentes assemelhados em tamanho e proposta, como Nissan Kicks, Renault Captur, Peugeot 2008, Ford EcoSport e Honda W-RV, contudo nenhum destes tem pacote tão completo de equipamentos e tecnologia, nem custam tão alto.

“O Nivus é um carro completamente novo, desenvolvido totalmente no Brasil para ser competitivo no mundo todo (ele será fabricado também na Espanha e vendido em toda a Europa). É a primeira vez que isso acontece aqui, nos antecipamos a uma tendência do mercado”, avalia Pablo Di Si, presidente da VW América Latina.



CARRO DA ERA DIGITAL



O Nivus começou a ser produzido no início de junho na fábrica de São Bernardo do Campo e, segundo Di Si, não houve atrasos no lançamento, mesmo com a paralisação da produção desde a última semana de março causada pela pandemia de coronavírus. Contudo, ainda deve levar cerca de mais um mês para que o carro seja distribuído fisicamente a todas as concessionárias e entregues aos primeiros clientes, que por enquanto só podem ver e comprar o Nivus de forma virtual, no computador de casa ou nas cerca de 400 concessionárias que já têm o veículo para mostrar em seu sistema DDX de realidade aumentada 3D.

Di Si destaca que o Nivus é um carro da era digital não só em sua pré-venda, mas desde a sua concepção: “Projetamos 100% do carro com processos digitais, sem necessidade de montar um protótipo sequer. Isso reduziu em 10 meses o tempo de desenvolvimento”, conta.



A direção da Volkswagen não divulga suas expectativas de vendas, mas diz que são elevadas. “O Nivus será protagonista, com volume importante na linha de produtos da marca no País”, conforme declara Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing.

Com apenas duas versões e dois preços, que começam parecidos com a opção mais cara do Polo 200 TSI e terminam no início da tabela do T-Cross 200 TSI, o Nivus deve atrair para si parte desse clientes, mas a Volkswagen calcula que esse não é um jogo de soma zero, pois suas vendas crescerão com compradores que virão de outras marcas. Por isso, segundo Schmidt, não houve preocupação em mexer na gama e nos valores dos competidores internos do Nivus: “Acreditamos que estamos bem posicionamos”, avalia.

Clínicas de consumidores realizadas pela Volkswagen antes do lançamento atestaram que o Nivus deverá atrais o interesse de um público predominantemente na faixa dos 30 anos, pouco mais jovem que o comprador médio do T-Cross. “Esses clientes já representam 31% das vendas de veículos no País”, destaca Schmidt.

GAMA ENXUTA E BEM EQUIPADA





Segundo a Volkswagen, o pacote de equipamentos de conforto, segurança e conectividade do Nivus foi pensado para ser amplamente superior a qualquer SUV compacto ou hatch premium na mesma faixa de preços da concorrência. É fato que o crossover-cupê brasileiro chega com elevado nível de tecnologia e itens que, de maneira geral, são opcionais ou nem sequer são oferecidos pelos principais competidores.

A versão Confortline (de R$ 85.890) já é muito completa: entre outros itens, vem de série com faróis e lanternas 100% de LED, rodas de liga leve 16”, freios a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC e ASR), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois cortina), direção com assistência elétrica, seis airbags, auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), câmera de ré, volante multifuncional, fixação de cadeirinha infantil Isofix e top tether, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e tomada USB para passageiros do banco traseiro.

O Nivus Comfortline vem de série com o sistema de infoentretenimento Composition Touch, em tela de 6,5 polegadas. Se quiser pagar R$ 3.520 pelo único pacote opcional disponível para a versão, chamado “VW Play & Tech”, o cliente também terá a bordo o VW Play, novo sistema multimídia da marca com tela de 10 polegadas que inclui funções de vários aplicativos e capacidade de armazenagem de 10 GB. O mesmo pacote também agrega o piloto automático adaptativo (ACC, que ajusta a velocidade e freia ou acelera para manter o carro a uma distância segura do veículo à frente), sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), monitoramento frontal por radar (Front Assist) e volante multifuncional revestido em couro com aletas para trocas manuais de marcha.



Já o topo de gama Highline (R$ 98.290) vem com todos os equipamentos, o único opcional é a cor. Além de todos os itens da versão Confortline, o preço inclui ACC (Adaptive Cruise Control), frenagem autônoma de emergência AEB, Front Assist, ar-condicionado eletrônico, faróis de neblina em LED com iluminação direcional em curvas, revestimento dos bancos com revestimento sintético Native, rodas de liga leve de 17”, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema KESSY (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com “shift-paddles”.

Na pré-venda, a Volkswagen oferece o pacote opcional de lançamento “Launch Edition”, que por R$ 1,7 mil agregam algumas inutilidades para deixar o Nivus Highline mais perto dos R$ 100 mil com cor especial, teto pintado em preto, alguns apliques externos e retrovisor, logos e rodas escurecidos.

Segundo a Volkswagen, não haverá versões do Nivus com câmbio manual e nem está nos planos o lançamento de opção esportiva GTS com o motor turbo 1.4. “Até desenvolvemos o modelos com caixa manual, mas teria um volume residual, nessa faixa de preços o cliente quer a transmissão automática, então decidimos que não valia a pena”, explica Schmidt. Sobre a possibilidade de uma versão mais potente, a avaliação é que “o design do Nivus já sugere esportividade suficiente, por enquanto achamos que isso é suficiente”.

Também não haverá uma versão específica “depenada” para venda a PCD (pessoas com deficiência). “Não vamos mudar o carro para PCD, só aplicar a desoneração de 7% do IPI e dar um desconto adicional de 10%, encaixando o Nivus para esse público por um preço de R$ 72.346”, informa Schmidt.

A Volkswagen lançou um plano de pré-venda agressivo para o Nivus, sem data definida para acabar, que agrega algumas vantagens importantes. Quem encomendar o carro pela internet vai ganhar um ano de seguro grátis pela Porto Seguro, um ano sem pagamento de parcelas no financiamento pela VW Financial, um ano de mensalidades pagas do tag Sem Parar (que já sai de fábrica afixado no para-brisa) e mais um ano de audiobook para ouvir textos no sistema de infoentretenimento. O Nivus será vendido com as três primeiras revisões gratuitas.





Tags: Volkswagen, Nivus, lançamento, pré-venda, mercado, SUV-cupê, crossover-cupê.

Comentários

  • Roberval

    Tenhointeresse nesse modelo completo e lote inicial

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência