O Grupo Traton reorganizou seu conselho administrativo com medidas que passam a vigorar em 15 de julho: Andreas Renschler deixará a presidência do conselho de administração da companhia e terá como seu sucessor Matthias Gründler, que até maio de 2018 foi o CFO da empresa que reúne as marcas MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Com isso, Renschler também deixará sua cadeira de membro do conselho de administração no Grupo VW.
No comunicado, o Grupo Traton não deixa claro o motivo da saída de Renschler, limitando-se a informar que sua saída foi “com o melhor consentimento mútuo”. O executivo assumiu em 2015 a liderança da VW Trucks, então denominação da divisão de veículos comerciais do Grupo VW. Antes disso, fez carreira na rival alemã Daimler, deixando a companhia em 2014, depois de menos de um ano supervisionando a divisão de automóveis e vans Mercedes Benz.
Segundo a Bloomberg, Renschler escreveu em uma carta destinada a funcionários: “Do ponto de vista pessoal, não há melhor momento para sair e entregar o negócio a um sucessor muito experiente. Com Matthias Gruendler, que alguns de vocês devem conhecer como nosso ex-CFO, como meu sucessor, tenho certeza de que você o apoiará tanto quanto me apoiou.”
“Andreas Renschler contribuiu significativamente para o sucesso da Traton. Após um IPO bem-sucedido em Frankfurt e Estocolmo, ele estabeleceu, junto com o conselho de administração, todas as bases para uma abordagem orientada para o futuro e garantiu que a empresa, por meio de uma forte rede de parceiros estratégicos, tivesse acesso a todos os mercados relevantes”, afirmou em comunicado o presidente do conselho de supervisão do Grupo Traton, Hans Dieter Pötsch. “Com Matthias Gründler como sucessor, conseguimos adquirir um dos especialistas mais experientes do setor”, completa.
A Traton informa ainda outras duas mudanças: Joachim Drees também deixará o conselho de administração em comum acordo e em seu lugar, a empresa nomeou Andreas Tostmann para ocupar o cargo de presidente do conselho de administração da MAN. Atualmente, Tostmann é membro do conselho de administração da marca Volkswagen (automóveis) e responsável pelas áreas de produção e logística.
Por sua vez, Carsten Intra deixará o conselho de administração do Grupo Traton, no qual era responsável por RH e TI, para ser o novo CEO da Volkswagen Commercial Vehicles, divisão de veículos comerciais leves da VW. Segundo a empresa, suas responsabilidades serão atribuídas aos outros membros do conselho.
O brasileiro Roberto Cortes mantém sua posição como membro do conselho de administração da Traton e segue como CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Da mesma forma, Henrik Henriksson também continuará como membro do conselho e CEO da Scania. Por fim, Christian Levin, outro membro do conselho de administração da Traton e que atua como diretor de operações e chefe de pesquisa e desenvolvimento também permanecerá nestes cargos.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Elas são mais escolarizadas do que os homens, mas ganham menos e enfrentam barreiras para ascender profissionalmente nas empresas do segmento
GIOVANNA RIATO, AB
Isabela Mendes e Haline Aquino, diretoras do GPTW, falam sobre os aspectos que levam organizações a serem valorizadas pelos seus colaboradores
REDAÇÃO AB