O volume de financiamento de veículos recuou 33% no primeiro semestre na comparação com mesmo período do ano passado. Dados da B3 (antiga Ceitp) divulgados na sexta-feira, 10, apontam que foram 465,4 mil veículos comprados a prazo no período contra os 694,7 mil de um ano atrás. Os números consideram a soma de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Apesar do volume menor neste ano, os financiamentos responderam por 57,4% do total de veículos vendidos no primeiro semestre, que superou as 808,8 mil unidades, entre leves e pesados. No primeiro semestre do passado, essa proporção foi de 53,1%.
A maior queda foi verificada no segmento de veículos leves, que abrange automóveis e comerciais leves. De janeiro a junho, os financiamentos da categoria ficaram em 412,1 mil unidades, queda de 35,1% no comparativo anual.
Nos pesados, que inclui caminhões e ônibus, o volume de financiados caiu 10,4% na primeira metade do ano, passando de 59,4 mil para 53,2 mil.
Nos usados, os volumes financiados recuaram 16% nos leves e 9,5% nos pesados.
Já no segmento de duas rodas, o sistema registrou o financiamento de quase 22% menos motocicletas no primeiro semestre com relação ao mesmo período de 2019. Neste ano, as compras a prazo ficaram em 284,3 mil unidades contra as 363,7 mil de um ano antes.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo