Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Aluguel para motoristas de aplicativos volta a crescer em julho

Mercado | 13/07/2020 | 19h23

Aluguel para motoristas de aplicativos volta a crescer em julho

Pandemia provocou redução de 80% ou 160 mil veículos na frota dedicada ao serviço de transporte

REDAÇÃO AB



A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) voltou a registrar crescimento na demanda por aluguel de carros por motoristas de aplicativos de transporte, como Uber, 99 Pop e Cabify. Segundo a entidade, entre abril e maio, com a intensificação da pandemia de coronavírus no País e as quarentenas decretadas por estados e municípios, houve redução de 80% (ou 160 mil unidades) do total de 200 mil veículos que estavam dedicados aos serviços de transporte. Em julho, as locadoras detectaram aumento de 25% na procura por esse tipo de aluguel.

Segundo a Abla, o movimento está longe de alcançar os níveis pré-pandemia, mas já é considerado satisfatório diante do cenário de crise e recessão econômica. A entidade destaca que o impacto da Covid-19 foi ainda mais devastador no aluguel diário para turismo de lazer e de negócios, provocando retração de 90% na frota de 480 mil veículos que estavam locados neste nicho. Este segmento também observa recuperação de 15% a 20% em julho, de acordo com a associação das locadoras.

Para o presidente do conselho nacional da Abla, Paulo Miguel Junior, o pior cenário para as locadoras já passou. “Agora estamos enxergando uma retomada, mais acelerada em algumas atividades, como a terceirização de frota, na qual tivemos até mesmo um incremento nos contratos. Empresas estão deixando de lado a manutenção de frotas próprias para fazer caixa com a venda desses ativos”, afirma.

Em função da menor oferta das montadoras, que interromperam a produção por dois a quatro meses em virtude das medidas de isolamento social para evitar a propagação da epidemia, as locadoras já projetam também o aumento na idade média da frota disponível para locação, hoje de 14,9 meses, que deve passar para 18 a 20 meses até o fim de 2020.



Tags: Locadoras, locação, motoristas, aplicativos, Uber, 99 Pop, Cabify, mercado, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência