Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Fundação VW e Basf produzem máscaras que permitem leitura labial

COVID-19 | 14/07/2020 | 18h37

Fundação VW e Basf produzem máscaras que permitem leitura labial

Modelo lavável foi criado para permitir a inclusão de pessoas que se comunicam por meio de leitura labial

REDAÇÃO AB



A Fundação Volkswagen e a Basf uniram esforços para produzir máscaras de algodão laváveis com tela transparente na região da boca. A ideia é tornar esse equipamento acessível às pessoas com deficiência auditiva que fazem leitura labial. Outra vantagem é que esse tipo de máscara permite humanizar o convívio nestes tempos de pandemia, já que ela possibilita enxergar sorrisos e outras expressões faciais.

Segundo Vitor Hugo Neia, diretor de administração e relações institucionais da Fundação VW, essa ideia foi trazida por um colaborador de uma das empresas que fazem parte do grupo, que conheceu uma iniciativa similar nos Estados Unidos. Os primeiros protótipos, porém, apresentaram problemas, pois o plástico utilizado nas máscaras embaçava facilmente, dificultando a leitura labial.

Assim, por intermédio da área de qualidade da VW, a Fundação entrou em contato com a Basf em busca de uma solução, e a resposta da empresa química foi além das expectativas. Por conta da inexistência de um produto para reduzir o embaçamento, a Basf desenvolveu um plástico antiembaçante e doou o material para a produção de mais de 100 mil máscaras, que serão vendidas pelo preço de custo, com toda a renda destinada às costureiras do projeto Costurando o Futuro, suportado pela Fundação VW.

Além dessa ação, o projeto Costurando o Futuro, que mobiliza cerca de 100 pessoas, produz e comercializa itens feitos de tecidos automotivos doados pelas empresas do grupo VW e por seus fornecedores. As costureiras também produziram mais de 120 mil máscaras de algodão convencionais, cuja venda contribuiu para garantir renda e sustento para suas famílias em meio à crise provocada pela pandemia.



Tags: Covid-19, máscaras, Fundação VW, Basf.

Comentários

  • LEONAR

    Compreias máscaras e gostei muito. Parabéns pela iniciativa ????

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência