Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Bosch lança chamada automática de socorro para motos
Chamadas automáticas podem reduzir o tempo de resgate de motociclistas em até 50%

Segurança | 27/07/2020 | 15h00

Bosch lança chamada automática de socorro para motos

Help Connect envia alertas automáticos para serviços de resgate em caso de acidente

REDAÇÃO AB

Quem se envolve em acidentes rodando com uma motocicleta tem 20 vezes mais chances de sofrer fatalidades do que motoristas de um veículo cabinado. Para ajudar a reduzir esse número alarmante, a Bosch apresenta o Help Connect, sistema de chamada emergencial automática para motos, cujo objetivo é diminuir o tempo de resgate do motociclista, aumentando assim suas chances de sobrevivência.

O equipamento atua conectado ao celular do usuário da moto e recebe informações do controle de estabilidade do veículo, que mede a aceleração e a velocidade angular da moto mais de 100 vezes por segundo. Com isso, o programa é capaz de reconhecer se a motocicleta se envolveu em um acidente ou houve apenas uma queda ao estacionar. No caso de uma colisão, o sistema automaticamente entra em contato com a central de assistência Bosch, que aciona o serviço de resgate. Estudos indicam que procedimentos como esse reduzem em até 50% o tempo de atendimento do socorro.

Além de informar a localização do acidente, o Help Connect também pode passar dados médicos previamente cadastrados pelo usuário (tipo sanguíneo, restrições a medicamentos ou doença pré-existente, por exemplo). Caso o motociclista acidentado não consiga se comunicar com os atendentes da central Bosch, o serviço de resgate é enviado ao local, de acordo com os dados do GPS do celular do condutor.

Inicialmente, o Help Connect estará disponível para os consumidores da Alemanha, que poderão ser atendidos pelas centrais de assistência Bosch também de outros países, como Áustria, Bélgica, França, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Espanha, Suíça e Reino Unido.



Tags: Bosch, Help Connect, emergência, motocicletas.

Comentários

  • ArmandoDe Nardi Junior

    Excelentenotícia, pois ajudará infinitamente esse segmento da mobilidade.

  • SergioLuiz Piubéli

    Achoque esse dispositivo se tiver tipo uns memória, de pelo menos os últimos 3 minutos do acidente, os dados servirão também para auxiliar possíveis perícias sobre dinâmica do veículo. A Boch poderia lançar também, tipo uma caixa Preta para veículos, onde ficaria arnazenado dados de como o veículo está sendo conduzido. A caixa Preta auxiliaria nas perícias, além de traçar um perfil comportamental do condutor.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência