Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
VWCO e CPFL firmam parceria para P&D de mobilidade elétrica no Brasil

Elétricos | 27/07/2020 | 18h50

VWCO e CPFL firmam parceria para P&D de mobilidade elétrica no Brasil

Acordo prevê laboratório para o desenvolvimento de rede de recarga, além da substituição da frota de veículos convencionais por elétricos

REDAÇÃO AB

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a CPFL firmaram uma nova parceria na área de mobilidade elétrica no Brasil, dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Em comunicado divulgado na segunda-feira, 27, as empresas informam que o acordo prevê a criação de um laboratório de mobilidade elétrica em Indaiatuba (SP), onde está localizada uma das sedes operacionais da CPFL, no qual será desenvolvido um projeto piloto para substituir 100% da frota de veículos operacionais por seus equivalentes elétricos, além do desenvolvimento de sistema inteligente de recarga para os veículos.

“Até 2024 a empresa tem planos de investir mais de R$ 96 milhões em projetos para fomentar a mobilidade elétrica no Brasil por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento fomentados pela Aneel e o projeto de Indaiatuba em parceria com a VW Caminhões e Ônibus faz parte desta iniciativa”, afirma Renato Povia, diretor de estratégia e inovação da CPFL.

Além de fornecer os caminhões elétricos e-Delivery que serão utilizados nesse projeto, a Volkswagen Caminhões e Ônibus será responsável pelos serviços de engenharia, como coleta de dados, treinamento de motoristas, orientações de segurança, acompanhamento de rodagens, suporte no desenvolvimento dos implementos e estudos relacionados à operação dos caminhões.

“A eletromobilidade é um dos pilares do Grupo Traton, do qual faz parte a VW Caminhões e Ônibus. Por isso somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

O projeto também contará com a participação de outras empresas que com suas expertises apoiarão a operação da CPFL. São elas a Siemens, responsável pelo desenvolvimento e aplicação de carregadores para os veículos, bem como do sistema inteligente de recarga; o Senai Cimatec, para o desenvolvimento e aplicação de carrocerias considerando os implementos 100% elétricos para os veículos, como cesto aéreo para manutenção da rede elétrica e por fim a Gesel/UFRJ, Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que é o braço acadêmico do projeto para realizar estudos sobre impactos ambientais, regulação e incentivos, experiência do usuário, entre outros.



Tags: VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, CPFL, P&D, mobilidade elétrica, veículo elétrico, caminhão elétrico, e-Delivery, rede de recarga, Siemens, Senai Cimatec, Gesel UFRJ.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência