Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Meritor desenvolve no Brasil inovador controle eletrônico de diferencial

Tecnologia | 14/08/2020 | 14h51

Meritor desenvolve no Brasil inovador controle eletrônico de diferencial

O Auto-DCDL permite o bloqueio automático e pode ser usado em qualquer eixo da fabricante com sistema mecânico

REDAÇÃO AB

A Meritor está trabalhando no desenvolvimento do Auto-DCDL, um sistema eletrônico que vai possibilitar o bloqueio automático do diferencial de veículos pesados e que poderá ser instalado em qualquer eixo da fabricantee que tenha o sistema mecânico de travamento das rodas. De acordo com a Meritor, a inovação (exclusiva e patenteada pela empresa) estará em testes até outubro, mas é certo que será oferecida como opcional pelas montadoras já a partir do ano que vem.

Hoje, o travamento das rodas disponível em caminhões e ônibus é comandado de maneira mecânica, depende de o motorista acionar o sistema por meio de um botão no painel. O problema é que isso pode danificar o eixo se o condutor o mantiver o sistema acionado sem necessidade. Com o Auto-DCDL esse bloqueio/desbloqueio acontece automaticamente, quando o dispositivo identifica a necessidade.

“Ao eliminarmos a integração do Auto-DCDL com o sistema de controle dos veículo, levamos soluções plug&play às montadoras, facilitando também o processo de fabricação. Além disso, oferecemos a possibilidade de modernização dos equipamentos em operação, já que a nova tecnologia pode ser adaptada em versões anteriores que contam com o sistema mecânico de travamento do diferencial”, explicou Fábio Brandão, gerente sênior de engenharia da Meritor Brasil.

O Meritor Auto-DCDL vai automatizar o bloqueio e desbloqueio do diferencial, já que o próprio sistema vai reconhecer o momento de travar ou não as rodas, analisando dados sobre a condução e as condições do terreno, sem necessidade de interferência do motorista. A Meritor também estuda exportar a nova tecnologia.



Tags: Meritor, Auto-DCDL, autoblocante, eixo, travamento, Fábio Brandão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência