Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Caminhão elétrico da VWCO supera 30 mil km em testes com Ambev
VWCO e-Delivery, primeiro caminhão elétrico que será feito no Brasil, segue em testes pela Ambev

Comerciais | 20/08/2020 | 18h36

Caminhão elétrico da VWCO supera 30 mil km em testes com Ambev

Modelo e-Delivery opera há quase dois anos na distribuição de bebidas

REDAÇÃO AB

O caminhão elétrico e-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus superou a marca de 30 mil quilômetros rodados em testes com a Ambev. O veículo equipado com bateria roda desde novembro de 2018 na operação da empresa para a distribuição de bebidas em São Paulo. O modelo em teste é um baseado no Delivery 6x2 com 13 toneladas – que substituiu a versão 4x2 de 11 toneladas de PBT, a primeira a ser testada pela empresa durante 30 dias (leia aqui).

Segundo a VWCO, durante este período, o e-Delivery deixou de consumir mais de 6,5 mil litros de diesel – total que seria necessário para abastecer o mesmo caminhão na versão convencional a combustão. Com isso, o modelo evitou a emissão de mais de 22 toneladas de CO² até agora.

O e-Delivery em teste é abastecido com energia elétrica de origem 100% limpa, captada por meio de painéis solares instalados em um dos maiores centros de distribuição da Ambev, localizado no bairro da Mooca, na zona Leste da capital paulista. Segundo a VWCO, 43% da energia utilizada pela bateria provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.

Por causa da restrição de funcionamento de bares e restaurantes e com a maior demanda de abastecimento nos supermercados, a rotina do caminhão elétrico teve que ser modificada, mas não foi paralisada na pandemia de coronavírus.

"A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus", afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

Nesse período, o e-Delivery também foi utilizado para as ações de combate à Covid-19, como o transporte de 1 milhão de litros de álcool em gel para doação a hospital públicos em São Paulo, durante uma força-tarefa para realizar as entregas.

PARCERIA ESTRATÉGICA


A Ambev é a primeira empresa a testar o caminhão elétrico da VWCO, cujo início da produção está previsto para 2021 na fábrica de Resende (RJ). A unidade já começou a testar todo o processo de produção em um espaço que funciona como laboratório (leia aqui).

A distribuidora de bebidas também é a primeira empresa a encomendar o veículo ao anunciar a compra de 1,6 mil caminhões elétricos da VWCO. O pedido faz parte da política de sustentabilidade da companhia, que quer 35% da sua frota movida a energia limpa (leia aqui).

No fim de 2019, o CEO da VWCO estimou que o projeto do e-Delivery, incluindo o desenvolvimento do produto e as alterações necessárias na fábrica de Resende, consumiria algo em torno de R$ 110 milhões do ciclo atual de investimento de R$ 1,5 bilhão que a montadora planeja aplicar no País até 2021 (leia aqui).



Tags: VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, caminhão elétrico, e-Delivery, Ambev.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência