Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
BYD começa a montar baterias em Manaus
Fachada da fábrica e linha de montagem de baterias da BYD em Manaus

Elétricos | 24/08/2020 | 15h05

BYD começa a montar baterias em Manaus

Produção inicial será direcionada aos chassis de ônibus elétricos da chinesa montados em Campinas

REDAÇÃO AB

A chinesa BYD inaugurou sua terceira fábrica no Brasil no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde começou a montar bancos de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), que inicialmente serão fornecidas à própria operação da empresa de montagem de chassi de ônibus elétricos em Campinas (SP). Segundo informa a empresa, foram investidos R$ 15 milhões na fábrica no Amazonas, instalada em uma área de 5 mil metros quadrados já planejada para futuras expansões.

Com grande índice de automação, a linha de produção em Manaus tem capacidade para montar até mil baterias por ano, mas a quantidade inicial já encomendada pela fábrica de chassis é de 272 unidades para serem entregues até novembro. O ritmo inicial é de 28 baterias a cada dois dias.

A BYD produz chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas desde 2015, com bancos de baterias importados. Com a produção no PIM, a empresa se beneficia das isenções tributárias da Zona Franca de Manaus e nacionaliza o componente, monta os bancos com células que seguem sendo trazidas da China, mas sem incidência de impostos. O primeiro lote de baterias nacionalizadas irá ser instalado nos 12 ônibus articulados de 22 metros, encarrroçados pela Marcopolo, que foram vendidos ao sistema de transporte público de São José dos Campos (SP).

“Com o nosso investimento, também poderemos fazer parcerias com empresas interessadas em potencializar a eletrificação de seus produtos. A nossa proposta é popularizar e facilitar a eletrificação da mobilidade e de equipamentos no País”, destaca Tyler Li, presidente BYD Brasil.

A BYD está entre as maiores fabricantes mundiais de baterias, veículos elétricos (carros, caminhões e ônibus) e painéis solares fotovoltaicos, com 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas no mundo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram 24 mil patentes). Os veículos da marca (elétricos e a combustão) já rodam em mais de 300 cidades de 50 países.

No Brasil, onde emprega 365 funcionários, além das fábricas de chassis de ônibus e a de montagem de baterias, em 2017 a BYD inaugurou sua segunda planta para produção de módulos fotovoltaicos de geração de energia. Também é fornecedora de dois projetos de SkyRail (monotrilho) no País: Salvad (BA), com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro.



Tags: BYD, baterias, elétricos, híbridos, chassi, ônibus, fábrica, Manaus AM, Campinas SP, investimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência