Os trabalhadores da fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP) aprovaram a proposta da empresa de abrir um programa de demissão voluntária (PDV) na unidade e estender por mais dois meses, até novembro, o afastamento temporário (layoff) de cerca de mil dos 3,5 mil empregados da planta, onde são produzidos dois veículos (a picape S10 e o SUV Trailblazer), além de motores, transmissões e outros componentes. A aprovação foi feita ppor votação on-line promovida pelo sindicato dos metalúrgicos da região na segunda-feira, 24, até às 16h da terça-feira, 25.
Segundo o sindicato, 82,3% (2.320) dos trabalhadores aprovaram a abertura do PDV, 13,9% (391) rejeitaram e 3,9% (109) abstiveram-se de votar. Já a extensão do layoff foi aprovada por 85,1% (2.399) dos votantes e rejeitada por 13,3% (376), com 1,6% (45) de abstenções.
Com a aprovação, a GM conseguiu a estender até novembro o afastamento temporário de funcionários de todas as suas fábricas no País: além de São José, os empregados de São Caetano do Sul (SP), Gravataí (RS) e Joinville (SC) já tinham aprovado a aplicação de layoff por mais dois meses para parte dos funcionários, sendo que a empresa também propôs nova extensão, por até cinco meses, caso o mercado não reaja.
O PDV aprovado em São José é o mesmo que já tinha sido aceito pelos empregados de São Caetano. Em ambos os casos a GM não informou aos sindicatos envolvidos qual é a meta e o período de adesão. Aqueles que aderirem receberão de 3,5 a 7 salários adicionais (para quem tem de quatro a dez anos de casa), extensão do convênio médico e um carro Onix Joy Black (acima de 11 anos).
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Sindicato acusa empresa de esconder número real de demitidos, que envolve fornecedores que trabalham dentro da fábrica e empresas satélites
PEDRO KUTNEY, AB