Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 27/08/2020 | 17h40

IHS Markit mantém projeção para 2020: queda de 30% nas vendas no Brasil; 35% na Argentina

Consultoria estima mercado brasileiro de 1,86 milhão de veículos leves este ano

REDAÇÃO AB

Em agosto, passados cinco meses da crise intensa provocada pela pandemia de Covid-19, a consultoria IHS Markit segue mantendo sua projeção de vendas e produção de veículos leves no Brasil: 1,86 milhão de unidades vendidas este ano, em queda de 30% ante 2019, e 1,88 milhão de carros e utilitários montados, em retração anual de 23%. Também segue com sua previsão para 2021: 2,3 milhões de emplacamentos, em alta de 23%, e 2,42 milhões produzidos, elevação de 28,6%.

A consultoria avalia que a recuperação do mercado vai se sustentar até o fim do ano no ritmo atual, bastando para isso que de agosto a dezembro a vendas repitam o resultados parecidos com os de julho (174 mil emplacamentos). Para sustentar a produção, espera-se ligeira retomada das exportações.

Para o mercado argentino, os volumes seguem bastante deprimidos e a consultoria ajustou ligeiramente para baixo as projeções de mercado interno: 287,5 mil veículos leves vendidos, em queda de 35,3% sobre 2019. Para 2021 a estimativa também caiu um pouco, para 292,5 mil, em leve alta de apenas 1,4% sobre 2020.

Para a produção argentina, graças à recuperação um pouco mais rápida no Brasil – maior comprador de carros argentinos –, os números subiram ligeiramente. A consultoria projeta que sejam produzidos 257 mil carros e comerciais leves na Argentina este ano, o que significa retração de 24,3% sobre 2019. Para 2021 também houve ligeira melhora, esperando-se 353,2 mil unidades montadas, em crescimento de 37,4% – dois meses atrás a alta esperada era de 40%.

O índice SAAR (Seasonally Adjusted Annual Rate) da IHS Markit, que calcula o volume anualizado de vendas de veículos leves no Brasil com base no resultado dessazonalizado mensal, segue apontando a tendência de recuperação das vendas, indicando resultados anual de 1,74 milhão de emplacamentos. No auge da crise, em abril, a fraca força das vendas do mês apontava para apenas 676 mil veículos leves vendidos em 2020.



- Faça aqui o download das projeções da IHS Markit
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: IHSMarkit, mercado, previsão, projeção, forecast, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência