Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Liberação de crédito ajuda e venda de motos segue em alta

Mercado | 02/09/2020 | 12h00

Liberação de crédito ajuda e venda de motos segue em alta

Em agosto, setor registrou crescimento de 12,7% em relação a julho e de 8,3% sobre o mesmo mês de 2019

WILSON TOUME, PARA AB

O mercado de motocicletas novas segue apresentando sinais de recuperação após a queda provocada pelo fechamento de fábricas e concessionárias em virtude da pandemia. De acordo com os dados da Fenabrave, em agosto o setor registrou aumento de 12,7% nas vendas em relação a julho, com 95.998 unidades emplacadas. Também houve evolução, de 8,3%, na comparação com agosto do ano passado.

Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, a retomada da produção pelas fabricantes está aumentando para atender a demanda reprimida, mas ainda existem problemas causados pela falta de peças e de componentes – não só de fornecedores estrangeiros, mas também dos nacionais, que assim como as montadoras estão trabalhando em ritmo mais lento na retomada das atividades para atender protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Essas mesmas dificuldades ajudam a explicar a queda no número de emplacamentos no acumulado do ano, que está em 25%, com 531.456 unidades vendidas, contra 708.862 modelos comercializados no mesmo período de 2019.

A queda no ritmo de produção também segue provocando dor de cabeça para consorciados com cotas contempladas que ainda não receberam suas motos e também às pessoas que procuram modelos de baixa cilindrada – público cada vez maior, que inclui pessoas sem emprego formal que querem trabalhar em serviços de entregas.

“Um fator positivo para o setor de duas rodas é que a liberação de crédito tem melhorado, com cerca de 4,2 cadastros aprovados a cada 10 apresentados”, observou Assumpção Júnior. Essa maior facilidade na obtenção de financiamentos também segue em alta, já que essa tendência já havia sido observada em julho.

No ranking histórico, que classifica o desempenho do mercado desde 1957, agosto deste ano ocupa a 11ª colocação na comparação com todos os meses de agosto, enquanto as vendas totais nos oito primeiros meses de 2020 estão na 18º posição, comparadas com os totais no mesmo período dos outros anos.

A Fenabrave anunciou que a nova projeção para o mercado de motocicletas este ano será divulgada em outubro e, até lá, continua valendo o estudo apresentado em julho, que indica queda de 35,8% com 692,1 mil motocicletas emplacadas até o fim do ano. A primeira projeção da entidade, publicada antes da pandemia, previa aumento de 9% nas vendas, na comparação com o ano passado, e 1,17 milhão de unidades comercializadas.



- Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Mercado, motocicletas, duas rodas, vendas, agosto, Alarico Assumpção Júnior.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência