Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen sustenta terceiro mês de liderança com vendas diretas e PcD
Em agosto o T-Cross deixou o primeiro lugar entre os carros mais vendidos, mas seguiu garantindo bons resultados à Volkswagen

Mercado | 02/09/2020 | 20h30

Volkswagen sustenta terceiro mês de liderança com vendas diretas e PcD

GM caiu para 3ª posição em agosto e Fiat subiu à 2ª com bom desempenho da Strada

PEDRO KUTNEY, AB

E agosto a Volkswagen seguiu na liderança do mercado brasileiro de veículos leves pelo terceiro mês consecutivo, com 34 mil unidades emplacadas e participação de 19,6%. Desta vez o T-Cross, que em julho foi o carro mais vendido do País, caiu para o quinto posto do ranking geral, mas o modelo ficou em terceiro na lista de vendas diretas, que representaram 75% (4,8 mil) dos seus 6,4 mil emplacamentos no mês, graças ao bom desempenho com o público PcD (pessoas com deficiência, que podem comprar com isenção de impostos).

No mês passado a Volkswagen teve ainda a ajuda de outro modelo para permanecer na liderança: o Gol, que foi o quarto carro mais vendido em agosto no ranking geral, com 7,9 mil unidades, também por causa das vendas diretas: o hatch liderou o segmento com 77,7% de seus emplacamentos (6,1 mil), mas neste caso principalmente por compras de locadoras e frotistas.

No total, o canal de vendas diretas garantiu 58,6% dos emplacamentos da Volkswagen no mês, com 20 mil unidades faturadas diretamente ao comprador. O mesmo aconteceu com a Fiat, que teve igual porcentual de negócios com locadoras, frotistas e PcD, com 18,3 mil veículos vendidos nesse segmento dos 31,3 mil emplacados pela marca em agosto.

No caso da Fiat foi a grande demanda pela recém-renovada Strada, responsável por quase 28% das vendas da marca em agosto, que fez a fabricante subir ao segundo lugar do ranking geral, com participação total de mercado de 18% no mês. A picape, com 8,7 mil emplacamentos (70% ou 6 mil deles pela via das vendas diretas), foi o segundo veículos leve mais vendido do País, tanto no varejo quanto no canal direto, desbancando do posto o Hyundai HB20.

A terceira colocação em vendas diretas, a primeira no varejo e a volta do Onix à liderança geral do mercado de veículos não foram fatores suficientes para sustentar a posição da GM no ranking, onde a fabricante caiu para terceira posição em agosto, com o total de 28,8 mil emplacamentos e participação de 16,6%. Possivelmente, a GM não está conseguindo atender a demanda do Tracker PcD, tipo de carro muito procurado por esse público, assim perdeu terreno para as duas concorrentes no mês.

A Hyundai manteve a quarta posição no ranking de vendas de agosto, com 9,2% de participação e 16 mil emplacamentos, e a Toyota a quinta, com 6,7% e 11,5 mil unidades.

Mas a partir daí houve mudanças na classificação. A Jeep surpreendeu e subiu ao sexto lugar, deixando a Ford para trás, em movimento totalmente lastreado por vendas diretas, que representaram quase 80% – o maior porcentual entre as marcas líderes – de suas 10,5 mil unidades emplacadas, que garantiram 6% de participação no mês. Compass, novo carro mais vendido em agosto, e Renegade, o décimo, fizeram integralmente o resultado da marca, também pela grande procura do público PcD.

A Ford, com participação de 5,9%, ficou em sétimo no mês, seguida pela Honda em oitavo (4,2%). Fecham a lista das dez marcas mais vendidas duas sócias: a Renault caiu para o nono posto (4,1%) porque teve problemas de produção com a paralisação da fábrica no início de agosto com a greve dos funcionários, enquanto a Nissan ficou em décimo com apenas 2,8%, resultado que poderia ser melhor se a marca japonesa não tivesse paralisado as vendas do Kicks PcD e anunciado o fim da produção do March.

Mitsubishi (1.690 unidades) e Caoa Chery (1.632) disputam a 11ª posição e as francesas da PSA, Peugeot e Citroën, seguem em queda, despencado para o 14º e o 15º lugares no ranking.

A BMW destaca-se na 13ª posição, com 1.260 carros vendidos, liderando o bom momento do segmento de luxo. Volvo e Mercedes-Benz também tiveram bom desempenho no mês.

Apenas cinco marcas têm carros na lista dos dez mais vendidos. A GM/Chevrolet colocou três: o Onix em primeiro, o Onix Plus em sétimo e o Tracker em oitavo. A Fiat teve a Strada em segundo e o Argo em sexto. O Hyundai HB20 caiu para terceiro. Volkswagen Gol e T-Cross ficaram em quarto e quinto, respectivamente, enquanto os Jeep Compass e Renegade completam a lista dos dez mais vendidos do mês em nono e décimo.

Confira abaixo o ranking de marcas e modelos de veículos leves mais vendidos em agosto/2020
(Fonte: Autoinforme)






Tags: Mercado, ranking, marcas, fabricantes, vendas, resultado, agosto 2020, veículos leves, carros, automóveis, utilitários, comerciais leves.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência