O faturamento da indústria de autopeças cresceu 40,3% em julho na comparação com junho, de acordo com o dado mais recente divulgado pelo Sindipeças, entidade que reúne as empresas do setor. O resultado mensal indica recuperação com uma ociosidade de 44%, o menor índice no pós-pandemia, mas ainda acima dos níveis verificados antes da crise.
Em seu relatório, o Sindipeças informa que todos os segmentos registraram aumento dos negócios na passagem de junho para julho, com destaque para as vendas às montadoras, que apresentaram crescimento de 57,5%. Para o mercado de reposição, a indústria registrou alta de 15,4% das receitas, enquanto as exportações tiveram incremento de 25,2% (em reais) e de 23,3% (em dólar).
A retomada das atividades também beneficiou o setor na geração de empregos: em julho, o número de vagas subiu 2,3% ante junho, o primeiro crescimento de empregos após quatro meses de queda.
Apesar do balanço positivo isolado em julho, a indústria de autopeças ainda registra números negativos no comparativo anual. De janeiro a julho de 2020, o faturamento do setor representa queda de 36,8% sobre o resultado de igual período do ano passado.
Todos os resultados têm como base o levantamento mensal feito pelo Sindipeças com 60 empresas associadas, que respondem por 36,2% de total de vendas do setor no Brasil.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Companhia consegue superar efeitos da pandemia com forte desempenho no quarto trimestre, com resultados concentrados na América do Norte
PEDRO KUTNEY, AB