A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) passou a contar com um ônibus 100% elétrico produzido pela BYD trafegando em seu campus desde a segunda semana de setembro. A adoção do veículo faz parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da CPFL Energia, em parceria com a Unicamp, além das empresas Time Energy e Porakê.
O projeto ainda prevê a instalação de um eletroposto para reabastecer as baterias do ônibus, que vai operar na linha circular dentro do campus, seguindo o mesmo itinerário dos outros veículos que já trafegam no local.
Ter um meio de transporte com emissão zero, silencioso e mais confortável na Unicamp faz parte do projeto Campus Sustentável – financiado pela CPFL Energia por meio do programa de pesquisas e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – que visa avaliar os benefícios econômicos proporcionados por esse tipo de veículo, o desempenho de recarga no eletroposto e comparar o impacto ambiental com aquele provocado pelo ônibus a diesel.
O projeto já teve investimentos de R$ 3,4 milhões e colaborou com a formação de alunos de graduação, mestres e doutores da universidade. A previsão é de que ele seja finalizado em outubro do ano que vem – mas o ônibus seguirá em utilização após o término dos estudos. No total, a previsão é de que sejam investidos mais de R$ 6 milhões.
Marcello Von Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil, lembra a importância de investir em pesquisa e desenvolvimento para incentivar a introdução de novas tecnologias no País. “Quanto mais dados e informações científicas conseguirmos apurar numa pesquisa deste porte, maior será a contribuição para a popularização de frotas eletrificadas no País”, declarou.
A BYD Brasil foi a vencedora da licitação para fornecer os ônibus do primeiro corredor 100% elétrico do Brasil, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo