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Caminhão elétrico da JAC começa a operar como guincho na Porto Seguro

Novos negócios | 21/09/2020 | 19h33

Caminhão elétrico da JAC começa a operar como guincho na Porto Seguro

Com autonomia para 240km, é o primeiro veículo elétrico utilizado para este serviço no Brasil

REDAÇÃO AB

A Porto Seguro adquiriu um caminhão elétrico da JAC Motors, o leve iEV 1200T, totalmente movido a bateria, que começa a operar neste mês em São Paulo no serviço de guincho da empresa. O modelo importado, apresentado na última semana pelo Grupo SHC (leia aqui) chega ao Brasil por R$ 349.900 e completar a linha de elétricos da marca.

Com autonomia para rodar 240 quilômetros com uma única carga, sua bateria tem capacidade de 97Kwh, que recarrega totalmente em até 6h. É a primeira vez que um veículo 100% elétrico é utilizado para este tipo de serviço no Brasil.

“A chegada do guincho movido à energia elétrica reforça o compromisso da companhia com iniciativas relacionadas à gestão ambiental e com a evolução no patamar de domínio da cadeia que envolve o conhecimento e a operação de veículos elétricos e híbridos”, explica Marcelo Sebastião, diretor da Porto Socorro, serviço de guincho da Porto Seguro.

O guincho emite um total de 1,80 de C02 (t) em comparação aos 41,9 de CO2 (t) de um guincho leve convencional, que representa um potencial de redução de cerca de 40,1 de CO2 (t).

“Para neutralizar as emissões do guincho leve precisaríamos de 245 árvores; já para neutralizar as emissões do guincho elétrico precisaríamos de 12 árvores. Além disso, temos uma redução considerável nos custos de abastecimento: o valor por km de um guincho a diesel é de R$ 0,70 e com o elétrico esse preço cai para R$ 0,27”, diz Marcelo.

O executivo ressalta que o principal impacto ambiental das operações da Porto Seguro é a emissão de gases de efeito estufa, que está diretamente associada aos guinchos e carros de serviço que prestam atendimento aos segurados. “Ainda que sejam emissões que não estão sob seu controle direto, a empresa compreende sua corresponsabilidade e incentiva soluções sustentáveis”, defende.

Além de comprar o caminhão elétrico, a Porto Seguro decidiu incentivar o uso de veículos elétricos ao oferecer pontos de recarga para carros elétricos em suas 30 lojas de São Paulo. O equipamento do tipo T2 é compatível com os modelos que compõem mais de 90% da frota elétrica que circula atualmente no Brasil: o serviço é gratuito tanto para clientes como para não clientes da Porto Seguro.



Tags: JAC, JAC Motors, caminhão elétrico, caminhão elétrico leve, guincho, Porto Seguro, Grupo SHC, iEV 1200T, Porto Socorro.

Comentários

  • Denis

    “Paraneutralizar as emissões do guincho leve precisaríamos de 245 árvores; já para neutralizar as emissões do guincho elétrico precisaríamos de 12 árvores....". Foi computado todo o ciclo de vida do produto? Desde a construção até saída de operação e reciclagem da bateria?

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