Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Audi lança o E-Tron Sportback, seu segundo elétrico no Brasil
O SUV-cupê elétrico da Audi: E-tron Sportback mostra imponência em estilo, potência e preço

Lançamentos | 23/09/2020 | 07h00

Audi lança o E-Tron Sportback, seu segundo elétrico no Brasil

SUV-cupê de 408 cv e autonomia de 456 km é vendido em duas versões de R$ 512 mil e R$ 552 mil

PEDRO KUTNEY, AB

A Audi começou a vender esta semana seu segundo modelo elétrico no Brasil, o E-Tron Sportback, um SUV-cupê com estilo, potência e preço imponentes. Equipado com dois motores elétricos – um no eixo dianteiro e outro no traseiro – que despejam nas quatro rodas potência total de 408 cavalos e torque máximo de 664 Nm, o modelo tem desempenho esportivo de sobra e autonomia para rodar até 446 km com uma única carga do banco de baterias.

Aqui o E-Tron Sportback é vendido em duas versões, a Performance por R$ 512 mil e Performance Black por R$ 552 mil – mais caro que o SUV E-Tron lançado em abril passado nas mesmas opções por R$ 500 mil e R$ 540 mil, que lidera as vendas de BEVs (Battery Electric Vehicles) no mercado brasileiro este ano com mais de 100 unidades vendidas. Ambos são produzidos pela Audi em Bruxelas, na Bélgica, de onde vêm importados.

Assim como seu irmão SUV, o E-Tron Sportback será vendido apenas com faturamento direto em 14 das 48 concessionárias Audi no País que foram preparadas para vender e fazer a manutenção de veículos elétricos. Todas têm pontos de recarga rápida e pelo menos um modelo para test drive. A linha de BEVs da Audi tem garantia de quatro anos para o veículos e oito anos para o banco de baterias.

“A presença do segundo veículo totalmente elétrico da Audi reforça o compromisso da marca em cumprir a estratégia global de se tornar totalmente neutra em carbono até 2050. O sucesso do E-Tron SUV, veículo 100% elétrico mais vendido do Brasil (este ano), indica que os consumidores brasileiros desejam veículos inovadores, tecnológicos e com zero emissões, aliado a um design extremamente arrojado, elegante e esportivo”, afirma Johannes Roscheck, CEO da Audi do Brasil.



Aumentando a aposta na venda de elétricos também no Brasil, em fevereiro passado a Audi anunciou investimento de R$ 10 milhões para ampliar a infraestrutura de recarga com a instalação de 200 pontos até 2022 em shoppings academias, hotéis, clubes e restaurantes, locais onde o cliente pode deixar o veículo recarregando enquanto realiza outra atividade. Do total, 10% dos carregadores já estão instalados e até o fim do ano serão 100. A Audi também formalizou no ano passado uma parceria com Porsche e Volkswagen (todas empresas do Grupo VW) e a distribuidora de energia EDP para instalar 30 estações de recarga ultrarrápida localizadas em estradas e rodovias pelo território brasileiro.

ARQUITETURA E DESIGN ELÉTRICOS




O visual cupê ao SUV E-Tron Sportback garante melhor aerodinâmica e mais autonomia

O Sportback tem as mesmas dimensões do seu irmão mais convencional (4,9 m de comprimento, 2,04 m de largura, 1,61 m de altura e 2,93 m entre eixos). O que muda é o design mais aerodinâmico do SUV-cupê, com coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,25, o que contribui para aumentar a autonomia em cerca de 10 km em relação ao E-Tron SUV.

Motorização, potência, banco de baterias e desempenho são os mesmos para ambos os modelos elétricos da Audi: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 200 km/h. Como opcional na versão mais cara, os dois também podem ter pequenas câmeras no lugar dos espelhos retrovisores externos, que ajudam na aerodinâmica e emprestam visual futurista.


A tomada de recarga e o retrovisor virtual são características marcantes do E-Tron

O banco de baterias de íons de lítio instalado no piso é composto por 36 módulos, com de 700 kg, ou cerca de um quarto do peso total de 2.655 kg do E-Tron Sportback. Em estações ultrarrápidas de 150 Kw é possível recarregar até 80% em 30 minutos. Na tomada convencional 110 V esse tempo sobe para mais de 12 horas. As baterias também são recarregadas pelo sistema de regeneração nas desacelerações e frenagens.

VERSÕES DE ALTO LUXO COM OPCIONAIS




Painel bem acabado e tecnológico, com quadro de instrumentos digital de alta definição

A versão Performance do E-Tron Sportback, a mais barata (R$ 512 mil), traz entre os itens de série bancos dianteiros com ajuste elétrico, suspensão a ar adaptativa, ar-condicionado de quatro zonas, teto solar elétrico panorâmico, volante com ajuste elétrico de altura, projeção da palavra e-tron na abertura de todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções. Também estão incluídos no preço básico faróis de LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de saída de faixa (LKA), abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento com visualização 360 graus, indicador de pressão dos pneus e oito airbags. O sistema multimídia com tela tátil integra rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones iOS ou Android. No quadro de instrumentos digital o motorista pode escolher entre duas visões que apresentam todas as informações em gráficos de alta resolução.

Como opcional nesta versão existe apenas a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display, pre sense dianteiro – que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente – e o night vision assist (câmera de visão noturna).

A versão topo Performance Black agrega bancos dianteiros esportivos revestidos em couro Alcântara, o kit de acabamento externo S-line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos e pinças de freio pintadas de laranja. De série nesta versão também está incluso o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto-falantes.

No Audi E-Tron Spportback Performance Black os clientes podem acrescentar como opcional os retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e o Audi Side Assist, um pacote que contempla tecnologias refinadas de assistência, como o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário).


As lanternas traseiras interligadas são a assinatura visual noturna do E-Tron Sportback



Tags: Audi, E-Tron Sportback, SUV-cupê, elétrico, BEV, lançamento.

Comentários

  • Denis

    Lindo,potente e ecologicamente correto! Problema: é somente para os abastados.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência