Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo Traton anuncia parceria com TuSimple para desenvolver caminhões autônomos
Caminhão Scania preparado com sensores no alto da cabine para testes de direção autônoma

Novos negócios | 23/09/2020 | 18h04

Grupo Traton anuncia parceria com TuSimple para desenvolver caminhões autônomos

Acordo com a startup prevê automação no Nível 4 para caminhões Scania e testes na Suécia e Alemanha

REDAÇÃO AB

O Grupo Traton anunciou na quarta-feira, 23, durante sua assembleia geral realizada on-line, que comprou uma participação minoritária da TuSimple para desenvolver caminhões autônomos. Para os primeiros veículos, o acordo prevê o desenvolvimento de modelos Scania para rota definida na Suécia utilizando a tecnologia da nova parceira para o sistema de automação Nível 4 (SAE), quando os veículos podem ser guiados sem a intervenção de motorista e sob certas condições. As empresas pretendem realizar teste em frotas suecas, além de alemãs e de outros países.

Com sede em San Diego, na Califórnia (EUA), a TuSimple é uma startup de tecnologia e está desenvolvendo uma solução de condução totalmente autônoma de Nível 4 (SAE) e que segundo a empresa, está comercialmente pronta para veículos comerciais de longa distância.

“A parceria global com a TuSimple é mais um passo para se tornar um campeão global: as tecnologias inovadoras do futuro, que geram valor agregado para os nossos clientes, representam uma parte fundamental da nossa estratégia”, disse o CEO do Grupo Traton, Matthias Gründler.



Segundo a empresa, a iniciativa de caminhões autônomos poderia servir como um meio de minimizar a crescente falta de motoristas da Europa no médio prazo. Especialistas estimam uma falta de cerca de 60 mil profissionais do transporte de cargas apenas na Alemanha. Além disso, a fabricante indica que os caminhões autônomos aumentariam a utilização da capacidade geral dos veículos, indicando que a legislação de descanso não se aplica para veículos deste tipo.

“Nosso acordo com o Grupo Traton acelera a introdução de tecnologia de caminhões autônomos em novos mercados internacionais. Estamos ansiosos por realizar essa parceria global”, disse o presidente da TuSimple, Cheng Lu. “O Grupo Traton tem uma excelente reputação e estabeleceu um portfólio de marcas de caminhões de classe mundial. Seu investimento estratégico na TuSimple é um poderoso testemunho de nossa tecnologia e abordagem”, completou.

Com filiais em Tucson, Xangai e Pequim, recentemente a TuSimple se aliou à Navistar International, fabricante norte-americana que o Grupo Traton está tentando adquirir desde o início deste ano. No último dia 10, o grupo fez uma nova proposta oferecendo US$ 3,6 bilhões pela Navistar (em janeiro deste ano, o Grupo Traton havia oferecido US$ 2,9 bi). Em resposta, a Navistar voltou a considerar que a empresa europeia subestimou seu valor, mas que mesmo assim deseja iniciar novas negociações.



Tags: Grupo Traton, parceria, acordo, TuSimple, tecnologia, caminhão autônomo, Scania, Navistar, Nível 4, direção autônoma.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência