Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz lança centro de serviços em postos de combustíveis

Pós-venda | 05/10/2020 | 18h33

Mercedes-Benz lança centro de serviços em postos de combustíveis

Truck Center terá gestão de concessionárias e tem como objetivo agilizar atendimento a caminhoneiros

SUELI REIS, AB

A Mercedes-Benz apresenta uma nova estrutura de pós-venda para veículos comerciais, especialmente caminhões, que funciona como um centro de serviços, desta vez dentro de postos de combustíveis. A ideia do Truck Center, como é chamado, é acelerar e agilizar o atendimento a caminhoneiros e aumentar a capilaridade dos serviços essenciais para os profissionais da estrada.

A primeira unidade já está em funcionamento na BR 101 na região de Tanguá (RJ) e está a cargo da concessionária Mardisa. De acordo com Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz, as unidades do Truck Center serão uma extensão da concessionária que opera na região em que ela for implementada com a comodidade de estar localizada em um posto de combustível.

“No primeiro centro já tivemos uma boa aceitação, registramos uma resposta rápida com o aumento de passagens e também da venda de peças”, conta Renan. “Já estamos vendo con concessionários e a expectativa é de que devemos abrir mais três Truck Center em 2021.”

Ao identificar áreas operacionais em que é possível implementar um Truck Center, a Mercedes então convida a concessionária daquela região para fazer a gestão do centro de serviços. Segundo Renan, a prioridade neste primeiro momento é focar em novas áreas de demanda geradas pela expansão de atividades do mercado e do crescimento econômico, como aquelas atendidas por caminhões extrapesados. Para montar um Truck Center, a empresa designou um padrão mínimo para que a estrutura possa existir, com especificações do espaço físico necessário para que haja capacidade de oferecer e realizar os serviços em boxes, que podem variar de dois a três, além de incluir áreas de armazenamento das peças, tanque de coleta de lubrificantes usados entre outras determinações.

Com uma estrutura mais enxuta, a ideia do Truck Center é realizar os serviços mais comuns sem desviar o caminhoneiro de sua rota original, eliminando a necessidade de ter que ir a uma concessionária, mesmo que exista alguma na região.

“O foco dos serviços está nas revisões mais comuns, como as revisões preventivas e serviços expressos, podemos citar troca de óleo e filtro, diagnose, verificação e troca de freios, verificação de suspensão, trocas de correias, lubrificação geral etc. Se for feito agendamento, é possível ampliar o escopo dos serviços”, afirma Renan.

O executivo explica que o valor do investimento no negócio varia de acordo com o tipo de contrato, que pode ser feito exclusivamente pelo concessionário, e neste caso não há um tempo mínimo de permanência do Truck Center no local, ou um investimento conjunto, incluindo o posto de combustível, e neste caso, é acordado um período de pelo menos três anos de permanência no local.

“O que posso dizer é que é um valor infinitamente mais barato do que a construção de uma concessionária”, comenta.

Além de oferecer serviços e vendas de peças originais ou mesmo remanufaturadas da linha Reman da Mercedes-Benz, os Truck Centers poderão atender modelos de caminhões de outras marcas. “É possível sim fazer este atendimento a partir do que já está disponível em nossa linha de autopeças multimarcas Alliance, que oferece itens essenciais para todo veículo, como filtro de óleo, lonas e freios, pastilhas de freio e outros componentes e acessórios.”



Tags: Mercedes-Benz, centro de serviços, pós-venda, aftermarket, postos de combustível, concessionárias, Silvio Renan, peças, autopeças.

Comentários

  • Fabio

    Gostariade gerenciar uma unidade dessas numa rede de postos da minha cidade, onde tenho bons contatos para desenvolver o projeto

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência