Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de pneus crescem pelo 2º mês consecutivo

Balanço | 09/10/2020 | 16h29

Vendas de pneus crescem pelo 2º mês consecutivo

Setembro supera agosto em 7,7%; mercado de reposição segue em alta e vendas às montadoras caem no mês

REDAÇÃO AB

As vendas de pneus cresceram pelo segundo mês consecutivo em setembro, ao registrar aumento de 7,7% sobre o volume de agosto, segundo balanço mensal divulgado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). No mês passado, o mercado brasileiro consumiu 5,58 milhões de unidades, resultado que representa crescimento de 6,8% sobre setembro de 2019.

No mês passado, tanto as vendas para montadoras quanto para o mercado de reposição foram maiores do que agosto, com crescimentos de 5% e de 8,5%, respectivamente. No entanto, ao comparar com setembro do ano passado, há um aumento de 12,7% para o mercado de reposição, enquanto as vendas às montadoras de veículos foi 9,6% menor.

Também no acumulado de nove meses a indústria de pneus registra queda das vendas: até setembro foram 35,9 milhões de unidades, volume 19% menor que as 44,3 milhões entregues em mesmo período do ano passado. Entre as categorias, todas têm queda nas vendas acumuladas deste ano: pneus para automóveis (-24,6%), comerciais leves (-23,7%) e pneus para caminhões e ônibus (-8,5%).

A balança comercial do setor de pneus acumula superávit de US$ 153,2 milhões nos nove meses do ano, embora o valor seja 4,2% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, principalmente por causa da queda de 31,7% das exportações. Em unidades, o setor continua com déficit, já que o número de pneus importados (13,8 milhões) é maior que o de unidades exportadas (7,4 milhões).



Tags: Vendas, pneus, Anip, mercado de reposição, vendas de pneus, balança comercial, déficit.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência