Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Continental usa tecnologia ecológica na produção de pneus e repassa a outras empresas

Sustentabilidade | 13/10/2020 | 18h20

Continental usa tecnologia ecológica na produção de pneus e repassa a outras empresas

Sistema Cokoon permite dispensar o uso de produtos químicos perigosos e pode ser usado sem cobrança de patente

REDAÇÃO AB

A fabricante de pneus alemã Continental e a Kordsa, fornecedora de material de reforço têxtil, anunciaram que estão oferecendo ao mercado uma nova tecnologia ecologicamente sustentável e livre de custos de patente. Trata-se da Cokoon, que permite a adesão do material têxtil com compostos de borracha sem o uso de produtos químicos potencialmente cancerígenos, como formaldeídos.

As duas empresas trabalham no desenvolvimento dessa tecnologia desde 2017. Segundo comunicado da Continental, mais de 40 empresas (incluindo fabricantes de pneus, de conversores e fornecedores de material têxtil) já demonstraram interesse em testar a Cokoon e consideram ingressar no pool de licenciamento gratuito para contribuir com o desenvolvimento do processo.

A única contrapartida exigida é que qualquer avanço descoberto no processo Cokoon seja compartilhado gratuitamente entre os membros do pool, uma vez que Continental e Kordsa disponibilizam o novo método de adesão têxtil-borracha gratuitamente.

Como pneus precisam atender muitos requisitos, como desempenho, resistência, segurança e sustentabilidade, as lonas têxteis precisam ter uma adesão perfeita à borracha e ecologicamente sustentável. A avaliação do processo de amostragem e o retorno dado pela indústria incentivou a Continental a adotar a tecnologia. A empresa já produziu em série 250 mil pneus de passeio com o processo Cokoon.



Tags: Sustentabilidade, Continental, Kordsa, Cokoon, pneus, produtos químicos, borracha, têxtil.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência