Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Marcopolo fechará fábrica de ônibus no Rio de Janeiro
Produção de ônibus da Marcopolo Rio será absorvida por fábricas do Espírito Santo e Caxias do Sul

Indústria | 23/10/2020 | 19h45

Marcopolo fechará fábrica de ônibus no Rio de Janeiro

Marcopolo Rio localizada em Xerém encerrará atividades em 30 de outubro

REDAÇÃO AB

A Marcopolo confirma que encerrará as operações de sua fábrica de ônibus no Rio de Janeiro, localizada em Xerém, Duque de Caxias, após decisão aprovada pelo conselho de administração em reunião realizada no início deste mês. O encerramento das atividades da unidade Marcopolo Rio está agendado para o próximo dia 30 de outubro.


Em comunicado, a Marcopolo informa que a decisão faz parte do processo de ajuste das operações brasileiras e adequação de sua capacidade fabril.

“A decisão foi tomada a partir da necessidade de incrementar a eficiência e reduzir os custos”, diz a Marcopolo em um comunicado.



Segundo a companhia, as fábricas de Caxias do Sul (RS) e de São Mateus (ES) absorverão a produção de ônibus que deixará de ser feita pela Marcopolo Rio. A unidade se dedicava exclusivamente ao segmento de carrocerias urbanas, em operação herdada da Ciferal.

Parte dos funcionários da Marcopolo Rio será remanejada para a planta de São Mateus (ES). Em abril deste ano, após 20 dias em férias coletivas por causa da pandemia, a planta retomou suas operações com metade dos empregados (leia aqui).

A planta de Xerém tem história: já fabricou caminhões FNM nos primórdios da indústria automotiva no Brasil, nos anos 1950, e também os Alfa Romeo e Fiat (antes da marca virar a atual Iveco). Após a Fiat Diesel deixar o País, nos anos 1980, passou a operar com a fabricação de ônibus Ciferal, que foi comprada pela Marcopolo. Em 2013, a transição foi concluída e a marca Ciferal foi aposentada. Na época, para implementar de vez sua marca e passar a operar como Marcopolo Rio, a empresa investiu R$ 55 milhões que seriam aplicados até 2015 (leia aqui).



Tags: Marcopolo, Marcopolo Rio, fábrica de ônibus, Xerém, Duque de Caxias, Ciferal.

Comentários

  • Vinicius

    Boanoite! Porque não voltam com a marca CIFERAL para dar uma levantada nas vendas de urbanos. Já que a MARCOPOLO se transferiu para ES, a CIFERAL voltaria a fabricar seus modelos com a marca CIFERAL. Garanto que venderá mais que os Torinos e os Megas da NEOBUS.

  • Dinelio

    Tivea satisfação de trabalhar nessa empresa por 16 anos, grandes conquistas e vitórias, alguns momentos tristes pela perdas de alguns colegas pelo incêndio que houve no subsolo. E agora com o encerramento das atividades em Xerém e muito triste e preocupante ver alguns chefes de família perderem os seus empregos. E torcer que uma grande empresa possa comprar esse grande espaço físico e que possa novamente ser uma grande potencia e gerar novos empregos a todos. Que Deus abençoe a todos ????

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência