O Chevrolet Onix Plus obteve o menor índice de depreciação em 2020, segundo o Selo Maior Valor de Revenda, prêmio concedido pela Agência Autoinforme, que reconhece os veículos oferecidos no mercado brasileiro que tiveram a menor desvalorização após um ano de uso. O modelo perdeu apenas 7,6% de seu valor e foi o primeiro sedã a se tornar o grande vencedor do prêmio. Entre os critérios observados, o estudo realizado pela agência considera os preços praticados no mercado e não utiliza preço de tabela. A sétima edição do evento foi realizada na quarta-feira, 28, de forma totalmente on-line.
Nesta edição, a pesquisa considerou os 102 modelos zero km mais vendidos de 20 marcas e nove delas venceram em 15 categorias: Volkswagen e Toyota ganharam em três categorias cada, enquanto Honda e Hyundai venceram em duas categorias. As demais marcas vencedoras são Jeep, Fiat, Renault, Volvo e GM. O mercado brasileiro conta atualmente com mais de 50 marcas.
Entre os destaques do estudo de depreciação, dois modelos receberam o selo pela sétima vez, ou seja, em todas as edições. Ambos são da Toyota, sendo o Corolla, vencedor na categoria sedã médio e a Hilux, que venceu na categoria picape média. Outros, como o Hyundai HB20, venceu pela primeira vez em sua categoria.
Outros dois modelos que estrearam no mercado em 2017 também ganharam todas as quatro vezes que participaram do prêmio: Jeep Compass ((SUV compacto) e Fiat Toro (picape compacta).
“O estudo derruba o mito de que o carro perde 20% ao sair da concessionária, como é o imaginário popular”, destaca Joel Leite, jornalista editor da Agência AutoInforme e idealizador do Prêmio Selo de Maior Valor de Revenda.
Entre os dados do estudo deste ano, poucos veículos tiveram uma depreciação alta, sendo que metade dos 98 modelos submetidos à pesquisa perdeu menos do que 13%. Nenhum chegou a 20% e apenas cinco tiveram perdas acima de 17%. Além disso, 13 modelos registraram depreciação abaixo de 10% em 2020.
“De uma forma geral houve uma evolução dos índices de depreciação e pelo terceiro ano consecutivo o campeão registrou perda na faixa dos 7%, o que mostra a preocupação de montadoras e importadoras com o valor de revenda dos seus produtos”, completa Joel Leite.
Veja abaixo os vencedores e os finalistas das 15 categorias no Selo Maior Valor de Revenda 2020 (o índice representa o valor de depreciação em um ano de uso):
Vencedor da edição 2020
GM/Chevrolet Onix Plus: 7,6%
Entrada
VW Up: 9,8% (vencedor da categoria pela 5ª vez)
Ford Ka: 11,4%
Toyota Etios: 12,6%
Elétricos
Renault Zoe: 9,9%
Jagua I-Pace: 10,2%
BMW i3: 11,9%
Hatch compacto
Hyundai HB20: 9,2% (pela primeira vez vencedor da categoria)
VW Polo: 9,9%
Toyota Yaris: 10,3% (grande vencedor em 2019, com 7,1% - leia aqui)
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo