Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Exportações crescem 14,3% em outubro, o segundo melhor mês do ano

Indústria | 06/11/2020 | 14h05

Exportações crescem 14,3% em outubro, o segundo melhor mês do ano

Bom desempenho no mês não compensa a queda no acumulado do ano, de 34,2%

WILSON TOUME, PARA AB

De acordo com os dados do balanço mensal divulgado pela Anfavea na sexta-feira, 6, as fabricantes brasileiras obtiveram o segundo melhor resultado em exportações no ano em outubro, quando 34,9 mil unidades foram enviadas para outros mercados, contra 30,5 mil em setembro, o que representa um aumento de 14,3%. No ano, esse número é inferior somente ao de fevereiro, quando 37,7 mil veículos foram exportados.



Apesar do número positivo, Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, observou que ainda há retração de 34,2% no acumulado do ano, já que em 2020 foram exportados 241,9 mil veículos, enquanto no ano passado o total no mesmo período (janeiro a outubro) foi de 367,5 mil. “É o pior acumulado desde 2002”, apontou. Mesmo assim, o resultado está dentro do previsto pela entidade em sua mais recente projeção (apresentada em setembro), que é de queda de 34% nas exportações neste ano.


O presidente da Anfavea lembrou ainda que, na Argentina, há um complicador adicional, além da queda no mercado local. “Existe uma limitação imposta pelo governo daquele país que restringe a importação a 96 mil autoveículos durante o período de agosto a dezembro deste ano, e aproximadamente 70% desse número deve corresponder a modelos produzidos no Brasil”, disse.

Em valores, o setor também apresentou crescimento mensal, mas pequeno, de 5,5% na comparação com setembro. Em relação a outubro de 2019, contudo, a queda é quase o dobro, de 9,8%. No acumulado de janeiro a outubro, a redução é ainda maior, de 31,7%, quando comparado com o resultado do mesmo período do ano passado. “Nós exportamos apenas US$ 5,7 bilhões, um número muito baixo, levando-se em conta o tamanho e o potencial de exportações do setor; esperamos que no próximo ano a gente consiga se recuperar”, declarou Moraes.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Indústria, exportações, Anfavea, montadoras, balanço, Argentina, México, Colômbia, Chile, queda, retração, Luiz Carlos Moraes.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência