A Ford vai ressuscitar a linha de utilitários Transit na América do Sul com a montagem do modelo no Uruguai, que será terceirizada à Nordex, a partir de 2021. O anúncio foi feito na segunda-feira, 10, por Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, durante encontro com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou. Segundo comunicado da fabricante, para montar a Transit no país será feito investimento conjunto com a Nordex de US$ 50 milhões, criando 200 empregos diretos e indiretos adicionais.
Entre 2008 e 2014 a Ford vendeu no Brasil diversas versões da Transit, que vinha importada da Turquia. No Uruguai o modelo pode ser montado com a maior parte dos componentes importados e conteúdo local obrigatório do Mercosul de menos de 30%, mais baixo do que os 60% exigidos no Brasil ou na Argentina, e de lá será exportado para todos os países do bloco sem pagar imposto de importação.
Segundo a Ford, a produção da Transit no Uruguai vai fortalecer a competitividade da marca em um segmento em crescimento na região, especialmente no caso do Brasil, onde o utilitário deixou alguns clientes saudosos. “Essa iniciativa destaca a relevância do Mercosul e irá valorizar ainda mais o setor automotivo na região sul-americana. Ela alavancará os pontos fortes e as capacidades de cada mercado para oferecer maior eficiência, integração regional e fluxos comerciais mais fortes”, disse Lyle Watters.
Outras fabricantes de veículos já usam a Nordex para montar utilitários destinados ao Mercosul. A Kia monta o minicaminhão Bongo há 10 anos na planta uruguaia, assim como a PSA, que desde 2017 traz de lá o Citroën Jumpy e o Peugeot Expert – e em breve deverá começar a montagem da picape média Landtrek.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo