Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Caoa instala maior fachada fotovoltaica do mundo em Anápolis
Fachada com vidros fotovoltaicos do centro de pesquisa da Caoa em Anápolis (GO)

Sustentabilidade | 16/11/2020 | 19h44

Caoa instala maior fachada fotovoltaica do mundo em Anápolis

Vidros com película OPV geram energia elétrica a partir da incidência de Sol

REDAÇÃO AB

O Grupo Caoa instalou a maior fachada fotovoltaica do mundo em seu Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) localizado no interior da fábrica de Anápolis (GO), onde produz veículos Hyundai e Chery. Com investimento de R$ 130 milhões, os vidros do edifício receberam Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV) da Sunew Glass, em uma superfície de 850 m2 que gera energia elétrica sustentável com a incidência de radiação solar, suficiente para fornecer toda a energia mensal consumida em todas as estações de trabalho do prédio.

O projeto da Caoa com a Sunew foi instalado pela SolarVolt, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções e projetos de energia solar fotovoltaica, que criou a segunda maior superfície de OPV do mundo. “Os benefícios são inúmeros, tanto para o meio ambiente como para a empresa. A instalação do OPV na fachada do prédio contribui para suprir grande parte da demanda por energia elétrica e, assim, potencializar a eficiência energética e contribuir com a redução da pegada de carbono”, destaca Tiago Alves, CEO da Sunew.

Mauro Correia, CEO do Grupo Caoa, lembra que o Centro de Pesquisas em Anápolis tornou-se peça chave para viabilizar e agilizar os principais lançamentos da empresa, e agora amplia sua própria eficiência com o uso de energia solar, que reduz emissões de CO2 e consumo de energia da rede elétrica. “Nossa expectativa com instalação do painel é muito grande e demonstra nosso real comprometimento com a sustentabilidade de nossa planta. Com o CPEE, a Caoa Montadora tem conseguido ótimos resultados em pesquisas e nas homologações de veículos, mas buscamos muito mais que isso e temos realizado diversos esforços para conscientizar e transformar o comportamento dos nossos colaboradores diretos e indiretos e o desenvolvimento socioambiental de toda a região”, explica o executivo.

“Temos feito grandes avanços nos estudos de biocombustíveis no CPEE e agora com a parceria com a Sunew e Solar Volt agregamos mais uma frente importantíssima na busca por soluções inovadoras na linha de pesquisa de células fotovoltaicas de baixo peso e alta capacidade. Esta é mais uma ação que reforça o nosso compromisso com a busca da sustentabilidade através da pesquisa e inovação realizada no Brasil, em um momento em que a indústria automobilística ingressa em uma fase de transformação tecnológica sem precedentes”, afirmou Marcio Alfonso, diretor técnico da planta e CEO da Caoa Chery.



Tags: Caoa, energia, fotovoltaica, CPEE, Centro de Pesquisas e Eficiência Energética, Anápolis, Goiás, sustentabilidade.

Comentários

  • MariaIzabel Prado Silva

    Parabéns!Isso é sustentabilidade, o futuro é hoje.

  • EvandroBeloni

    Parabéns,pela iniciativa. Muito bom. Sei que o foco são os veículos mas propagandas, mas este tipo de informação e que os veículos são fabricados no Brasil (produto brasileiro), deveria ser divulgado com meior ênfase nas propagandas.

  • ElianeElias

    Chery...surpreendendoa cada dia...já tinha ganho meu respeito por conta da SUV tiggo 2...que sou apaixonada...agora só espero o crescimento dia a dia dessa empresa. Parabéns!

  • EdnelsonGomes da Silva

    Fiqueisurpreso com essa notícia e ao mesmo tempo, muito feliz por 'ela' ser verdadeira. É muito bom saber da existência de um Centro de pesquisa de eficiência energética no Brasil, pois, infelizmente, não é características das consciências dos nossos "governos" apoiarem as pesquisas científicas, então, quando a gente toma conhecimento de uma notícia tão importante, só podemos ficar mais esperançosos. Eu trabalho na área de energia solar, como instalador. Parabéns pela pesquisa e pelas parcerias, para as quais desejo muito sucesso e assertividade.

  • ProvidenciaSolar

    Parabénsa Caoa Chery pelo importante projeto pela sustentabilidade, é por isso que cresce a cada dia, os carros são excelentes sou apaixonado no Toggo 8 apesar de não poder comprar no momento (gostaria que a Caoa fizessem os seus modelos também elétricos pois pretendo no ano que vem se Deus quiser pretendo comprar um veículo elétrico e gostaria que fosse um Tiggo 8 EV).

  • RobertoWagner Dallécio

    Seao invés de adicionar filmes fotovoltaicos orgânicos aos vidros na fachada vertical, fossem montados painéis fotovoltaicos sobre o prédio na posição horizontal (otimização da exposição aos raios solares), não seria possível gerar a mesma quantidade de energia com uma área menor de forma a minizar o investimento de R$ 130 milhões? Obrigado.

  • AntonioA Inacio

    Parabénsa Caoa pelo belíssimo investimento. O Brasil tem que investir muito mais em energia sustentável, mais depende muito de nossos políticos infelizmente os custos ainda são muito alto, principalmente com os impostos. Com a falta de chuva em grande parte do território Brasileiro espero que a demanda vem a crescer em algumas regiões do Pais.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência