Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Hyundai e Ineos criam parceria para impulsionar o uso de hidrogênio
Parece um Defender, mas é o futuro Ineos Grenadier

Parcerias | 23/11/2020 | 20h30

Hyundai e Ineos criam parceria para impulsionar o uso de hidrogênio

Objetivo é desenvolver novas possibilidades para o uso do gás; modelo 4x4 da Ineos pode receber propulsão da Hyundai

REDAÇÃO AB

A Hyundai e a Ineos – fabricante de produtos químicos, petroquímicos e derivados de petróleo, mais conhecida atualmente por ser uma das principais patrocinadoras da equipe Mercedes-Benz na Fórmula 1 – anunciaram na segunda-feira, 23, a assinatura de um acordo que prevê a exploração em conjunto de novas oportunidades no uso do hidrogênio para carros elétricos. Além disso, as duas empresas vão trabalhar juntas para adaptar o sistema de célula de combustível da Hyundai no futuro veículo 4x4 da Ineos, o Grenadier, modelo que teve somente o visual revelado até o momento, e que parece uma cópia do antigo Land Rover Defender.

Pelo acordo, Hyundai e Ineos vão pesquisar novas formas de produzir e de fornecer hidrogênio, assim como desenvolver outras aplicações e tecnologias para o uso do combustível. Seguindo o comunicado, as duas companhias vão procurar, inicialmente, incentivar projetos dos setores público e privado, a fim de criar uma cadeia de valor para o hidrogênio no mercado europeu.

Para a Ineos, a parceria também permitirá avaliar a possibilidade de o seu futuro veículo 4x4, o Grenadier, utilizar o sistema de propulsão com célula de combustível da Hyundai, que equipa atualmente o SUV Nexo, da marca sul-coreana, e que já demonstrou ser eficiente e confiável. A Hyundai, aliás, é uma das líderes mundiais na tecnologia das células de combustível, tendo iniciado a produção em massa de modelos elétricos com esses sistemas em 2013.

“O avanço da Ineos no desenvolvimento de um veículo elétrico de célula de combustível e de um ecossistema de hidrogênio marca mais um avanço para o transporte sustentável e limpo”, afirmou Saehoon Kim, vice-presidente sênior e responsável pelo centro de células de combustível da Hyundai Motor Company. “A Hyundai acredita que isso fornecerá uma opção importante de baixo carbono em uma ampla gama de setores; também esperamos que nossa experiência de décadas com células de combustível atue em sinergia com a experiência da Ineos na área da química, e permita produzir hidrogênio ‘verde’ em massa para as células de combustível do Grenadier”, completou.

Já para Peter Williams, diretor de tecnologia da Ineos, o acordo com a Hyundai representa uma nova oportunidade relacionada com a economia do hidrogênio limpo. “A avaliação de novos processos de produção, assim como aplicações, combinados com nossas capacidades existentes, nos proporciona uma posição única para atender à demanda cada vez maior por fontes de energia acessíveis e de baixo carbono, assim como as necessidades dos proprietários de veículos 4x4 no futuro”, declarou.



Tags: Parceria, Hyundai, Ineos, células de combustível, hidrogênio, eletrólise, Grenadier, 4x4, economia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência